sexta-feira, 5 de março de 2010

A BÍBLIA JUSTIFICA A VIOLÊNCIA? John J. Collins


O renomado biblista John J. Collins levanta questões incômodas sobre a relação entre os relatos de violência na Bíblia, e como eles tem Sido usados ao longo da história. Os cruzados, os puritanos, os Abolicionistas, os terroristas do atentado às Torres Gêmeas, em 11 de setembro de 2001, todos Tiveram motivação religiosa em seus atos e usaram os Textos Sagrados para justificar a violência, e esse processo continua. Levando em conta uma retórica religiosa e política de hoje, como devemos interpretar os documentos antigos? Como podemos entender as histórias bíblicas, como profecias e os cânticos em seus respectivos contextos históricos? Como fazer Evitar uso violento deles?

"A Bíblia contribuiu para a violência no mundo precisamente porque se considerava que ela conferia um grau de certeza que transcende toda a discussão e argumentação humana. Talvez a coisa mais construtiva que um crítico bíblico pode fazer para Diminuir a contribuição da Bíblia para a violência no mundo é mostrar que tal certeza é uma ilusão. " John J. Collins

John J. Collins lecionou nas universidades de Chicago e de Notre Dame, e atualmente é Holmes, professor de Crítica e Interpretação do Antigo Testamento na Universidade de Yale. PhD pela Universidade de Harvard, é autor de Numerosos artigos e livros, além de editor do jornal para o estudo do judaísmo e do Dead Sea Discoveries Journal.


COLLINS, John J. A Bíblia justifica a violência? Tradução Walter Eduardo Lisboa, Coleção Bíblia na mão do povo, Paulinas, SP, 2006

Um comentário:

  1. Kadú, muito obrigado pela indicação do livro e pelo generoso comentário sobre "O ódio na história". Forte abraço do Ivani Medina.

    ResponderExcluir