quinta-feira, 25 de março de 2010

Porque tanto sofrimento?


Procurei escrever esse breve artigo, devido a dor e o sofrimento que tenho passado, em quase todas as áreas de minha vida durante bastante tempo, espero que outras pessoas, que também sentem-se sofridas, possam encontrar nesse artigo, não as respostas que procuram para os seus problemas, mas pelo menos, saber que não estão sós, e assim, possam ter forças para seguirem em diante, mesmo sem saber direito aonde estamos, porque estamos e para onde vamos. Qual a razão de tanto sofrimento?

A natureza do sofrimento vem sendo estudada praticamente desde o início do processo civilizatório da humanidade, o porque dessa mazela, é a grande questão. Filósofos e teólogos buscam inúmeras definições e posições a respeito deste conceito, e mesmo assim, quanto mais se reflete sobre o tema, mais complexo e embaraçoso fica a questão.

Porque e para que precisamos sofrer? Será que existe realmente alguma justificativa para tal fato? Qual é a posição de “Deus” neste contexto? Porque o sofrimento não é igual para todos? Essas são algumas das perguntas mais frequentes, e inúmeras são as definições, porém, parece-nos que nenhuma delas tem o poder de nos trazer solução, alívio e paz, não levando em conta os conceitos sistematizados pelas religiões, pois tratam do assunto de forma metafísica ou dentro de molduras morais e tendenciosas levando o ser humano a convicções alienatórias e especulativas.

Fomos criados escutando aquela velha frase “cada um colhe aquilo que planta”, pois bem, mas na prática, encontramos muitas pessoas que plantaram virtudes e acabaram colhendo espinhos, isso é um contra senso terrível, pois tudo que acreditamos ser bom, de repente pareçe o contrário, e a quem recorrer nesta hora, o que fazer? Devemos continuar acreditando naquela historinha de que esse sofrimento é para o nosso crescimento e que Deus tem algo maior para nós?

A realidade social em que vivemos no mundo, já é injusta e desigual por natureza, vivemos tempos de repressão e incompreensão, tudo isso fomentado por um grande processo alienatório, onde as pessoas, parecem estarem anestesiadas diante de tantos problemas e sofrimentos que já não conseguem discernir quais os parâmetros ideais de conduta e vida, é desemprego, demissões em massa, separações conjulgais, doenças e enfermidades, violência urbana e doméstica, injúrias, conspirações e traições.

Já estamos cansados de escutar, que o próprio homem, busca seu sofrimento e gera ao seu próximo, porém, não estou preocupado com esse que buscou pelo seu próprio sofrimento, e sim com aqueles milhares, que sempre procuraram fazer o bem e acabaram se dando mau, como por exemplo, a Dona Zilda Arns, uma pessoa fabulosa, magnânima, estava no Haiti, cuidando de vidas e solidária aos pobres, e de repente é massacrada pelo terremoto. Aonde estava Deus naquela hora? Qual critério foi utilizado para que ela morresse fazendo o bem daquela forma? É difícil responder, mas é fácil perceber, o quanto o mal e o insensato prosperam e se renovam a cada dia, isso que é pior, e porque aqueles como Dona Zilda Arns entre outras pessoas, não são preservados diante de tal cataclisma, aonde fica a onisciência de Deus nessa hora, e sua onipotência e onipresença? Estou cansado do discurso religioso e hipócrita, que sempre vem com palavras consoladoras depois do incidente, e que são insuficientes para aliviar o sofrimento humano.

Prefiro na maioria das vezes, não pensar mais sobre esse assunto, mas como podemos deixar de pensar nisso, se vivemos constantemente sofrendo. O prazer e a qualidade de vida, é ouro nas mãos de uma pequeníssima parcela da humanidade, a maioria da população vive muito abaixo da média do que chamamos de qualidade de vida, como podemos ser felizes, sabendo que o que ganhamos, não representa as vezes, nem a metade do que necessitamos para sobreviver, isso sem falar em termos laser, diversão, ou qualquer outro bálsamo para nossa dor cotidiana. A cachaça e a religião são o ópio do povo, nada mais resta a essa massa sofrida, que acorda no meio da madrugada, passa horas num meio de transporte desconfortável, para chegar ao seu trabalho, todo amassado, e repetir esse itinerário novamente no retorno a sua casa, e mesmo assim, chegar e ver brigas no lar e ter que resolver problemas de diversas naturezas. Mesmo se tirarmos todos esses problemas, ainda assim, se pudéssemos chegar o mais próximo da felicidade, isso não seria o suficiente, pois logo mais a diante, a morte é inevitável. Pronto, piorou de vez a situação, pois além de sofrermos, ainda vamos perecer e morrer, nenhuma esperança concreta nos resta, cadê o “céu”, lugar de paz e descanso, onde estás sua manifestação? Tudo não passa de especulações mentais e sistemáticas apenas, uma forma de tentar aliviar a nossa dor através de uma alienação mental e emocional.

A realidade é esta, “a vida é dor e o viver é sofrer”, nada além disso, simplesmente alguns breves momentos de alegrias passageiras. Nada dura para sempre, porém, o sofrimento é constante e inseparável do homem enquanto há vida. A felicidade, é uma turista, que aparece de vez em quando em nossas vidas, e muitas vezes, tem pessoas, que nem a conhecem.

Bem, acho que já desabafei bastante, desejo a todos, muita esperança, paz, saúde e alegrias, mesmo sabendo que essas são jóias raras e difíceis de adquirir.


Abraços!


Kadu Santoro

5 comentários:

  1. poxa voce disse tudo. a felicidade é uma turista; e muitos nen a conhecem de certa forma seria melhor nen conhecer ja que depois vai ter que voltar a tão grande sofrimento. Seu texto explica tudo. esta de parabens

    ResponderExcluir
  2. Mas meu Deus, por que eu sofro tantas humilhações principalmente pela passoa q é meu companheiro de 40 anos? Já estou quaze desistindo de viver.está ficando imsuportável a convivencia.me ajuda meu Deus por favor. Pois o desespero está se aproximando de mim.Estou cansada de viver numa familia tão pequena e tão cheia de problemas.não estou aguentando mais nem sei pra que nem pra quem estou escrevendo, só sei que di meu paso errado e a únic acoisa boa que aconteceu na minha vida foi o nascimento dos meus 4 filhos e a 10 e 4 meses, fiquei sem meu primeiro filho brutalmente. e esse acontecimento está acabando minha vida além das humilhações que tenho passado nesses 40 de convivencia.não sei o que fazer nem para onde ir.

    ResponderExcluir
  3. O que me doi muito e me desgasta bastante e ver as pessoas que fazem o mal viver a grande e a francesa.Parece que para elas a vida corre as mil maravilhas.Uma das situacoes que assisti e custou me bastante foi a estoria da Princesa Diana que a meu ver parecia ser ingenua na relacao e que se meteu, sabe-se que sofreu bastante, no entanto quem feriu e a magou falo do principe Carlos esta na boa com a amante que virou esposa, vivendo a grande e a francesa como se nada tivesse acontecido. QUE MUNDO E ESSE NAO PERCEBO ...

    ResponderExcluir
  4. Porque tanto sofrimento?


    Como que o homem natural não pode entender as coisas de Deus, não é mesmo? Somente o Espírito Santo é capaz de revelar as preciosidades do plano de Deus para o homem. Vejam só, um dias destes estava conversando com uma pessoa muito incrédula, um tremendo ateu de carteirinha, digo isto pelo seu testemunho de sempre duvidar da existência de Deus, e da inspiração da Palavra do Senhor. E nessa ocasião em que conversávamos, essa pessoa me indagou com a seguinte frase: “Se Deus ama tanto assim as pessoas, porque há tantas mortes, tantas doenças, tanto sofrimento, enfim, tantas coisas ruins que assolam a humanidade?” Parei, pensei, pedi a misericórdia de Deus e a inspiração do Espírito Santo (isso em pensamento), e respondi da seguinte forma:


    Deus amou, ama e sempre amará o ser humano, criado a Sua imagem e semelhança, porém, o homem tem se escondido da presença de Deus em conseqüência do pecado. Como Adão e Eva, que após pecarem, se esconderam ao ouvir a voz de Deus os chamando (Gênesis 3:7-10), pois o pecado lhes “abriu os olhos”, ou seja, despiu-os da glória de Deus, deixando-os completamente nus, daí tiveram vergonha de Deus. O pecado não só deixa o homem despido da glória de Deus, como também, serve de barreira que o separa de Deus.


    E justamente esta separação, é que impede o agir de Deus, ou seja, o Senhor não fará coisa alguma por aquele que sempre tem rejeitado o seu grande amor. Ao homem, Deus deu o livre arbítrio para escolher o bem ou o mal, e toda escolha tem o seu resultado. Veja o que diz o Senhor: “…Eu lhes dou a oportunidade de escolherem entre a vida e a morte, entre a bênção e a maldição. Escolham a vida, para que vocês e os seus descendentes vivam muitos anos.” (Deuteronômio 30:19-20 NTLH). Infelizmente o homem tem escolhido a morte (pecado, maldição), por isso tantas coisas ruins estão acontecendo na face da terra. Tudo isso é uma conseqüência da escolha errada do homem, que deixou o caminho de servo de Deus, para seguir o caminho do pecado, repleto de muito sofrimento, amargura e morte.


    No entanto Deus tem um tempo determinado para tudo, e um dia tudo isso vai acabar. E aos seus servos Ele dirá: “Eis que crio novos céus e nova terra, e não haverá lembrança das coisas passadas” (Isaías 65:17), mas ao ímpio dirá Ele: “Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno…” (Mateus 25:41). Porém Deus não quer que o sirvamos obrigados, mas deseja ver em nós um coração agradecido, voluntário, desejoso das coisas celestiais. Você quer prova maior do amor de Deus? Pois bem, a morte de Jesus Cristo na cruz do calvário é a maior prova de amor! O Senhor Jesus, sendo Deus, tomou a forma de homem, e ocupou o nosso lugar na cruz, pois éramos nós os pecadores dignos de morte, mas Ele fez isso por nós. Isso é que é amor! O diabo lançou no mundo o pecado que separou o homem de Deus, mas o sangue de Cristo Jesus aniquilou totalmente o pecado, quebrou a barreira da separação e uniu novamente o homem a Deus. Que amor incomparável!


    Agora eu lhe pergunto: E você ainda vai desprezar, desacreditar ou rejeitar esse tão grande amor? Pense bem, e escolha é sua!
    SITE MENSAGENS QUE EDIFICAM

    ResponderExcluir
  5. Incrível.. Conforme fui lendo, parecia que eu estava lendo um artigo que eu mesma havia editado. Tudo igualzinho da forma como eu analiso e penso. Até mesmo sobre a morte da Dona Zilda Arns. Nunca pensei que um dia iria me deparar com uma pessoa tão profunda como eu.

    ResponderExcluir