domingo, 14 de março de 2010

Características da igreja do primeiro século segundo a carta de Plínio o Moço ao Imperador Trajano


Um dos maiores relatos históricos em que podemos encontrar algumas características sobre a igreja cristã do século I, foi a correspondência de Plínio o moço para Trajano a respeito dos cristãos no período da terceira perseguição imperial em torno do ano 110 DC.

A primeira característica observada foi a questão da fervorosidade da fé daqueles cristãos, onde mesmo sendo condenados e se reunindo escondidos, continuavam na mesma posição de fiéis, chegando a ponto de se submeterem ao martírio como uma questão de honra, tendo em vista que morrer fiel a Cristo era lucro.

A segunda característica que encontramos na carta é a formação litúrgica daquela comunidade, onde é relatado que eles ( cristãos ) reuniam-se cedo para poderem entoar hinos ( 1ª mensão sobre música no culto ) de louvor a Cristo e orarem em forma de juramento pedindo a Deus que não deixassem que viessem a pecar ou transgredir segundo as leis e mandamentos, como não roubar, cometer latrocínios, cometer adultérios etc.

A terceira característica descrita é sobre o comportamento deles em relação a comunhão e a ceia, onde eles se reuniam para ceiar juntos após as ordenanças uma refeição composta de pão e vinho de forma parecida com a santa ceia, demonstrando um grande espírito de união fraterna entre eles em torno de Cristo.

A quarta característica é a mensão sobre uma primeira formação de uma hierarquia eclesial e a participação de mulheres nas lideranças eclesiásticas, onde tinham participação ativa no culto, e eram chamadas de servidoras ou diaconisas.


Kadu Santoro

Nenhum comentário:

Postar um comentário