segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

FELIZ MUDANÇA INTERIOR!

A imagem pode conter: planta, atividades ao ar livre e natureza
Por Kadu Santoro

Estamos na era dos filósofos e profetas “facebookeanos e youtubeanos”, isso não é ruim pois democratizou-se a livre expressão de pensar e manifestar aquilo que pensa, porém, há uma grande distância entre as palavras e as ações, assim como entre a mente e o coração, como dito pelo monge cristão Thomas Merton. Esta era também é chamada de era da informação, aquilo que pensamos encontra-se a qualquer momento a nossa disposição na internet. Estamos entulhados e fartos de informações e processos mentais, ao contrário dos nossos outros dois centros, o instintivo (motor) e o emocional que encontram-se totalmente abandonados e atrofiados. Todo esse excesso de informação tem nos levado cada vez mais à solidão, à ansiedade e finalmente à depressão, uma verdadeira e preocupante questão de saúde pública.

Na cultura da era da informação, não há espaço para o encontro, o olhar, o toque, o abraço, a comunhão, e muito menos para a expressão do amor e dos sentimentos, pois tudo passa pelo crivo da mente, essa que já dizia Fernando Pessoa, que “a mente, mente o tempo todo.”

Vivemos dias de belas e eloquentes palavras que alimentam apenas o ego através dos likes, corações e elogios nas redes sociais por aqueles que na maioria das vezes nem lêem as postagens, longe de corresponder a realidade daqueles que o postam tais mensagens. Na verdade, não passam de palavras, sem qualquer tipo de sentimento, não correspondendo a realidade em que a humanidade se encontra, de muita dor, angústia e sofrimentos existenciais.

Eu me incluo nessa estatística, porém, as mensagens que eu produzo são frutos de dor e profundo estado de sofrimento, não visando aplausos ou aceitação, são de total dificuldade para serem colocadas em prática por mim, e antes de divulgá-las, faço uma profunda reflexão sobre elas e vejo o quanto eu preciso melhorar através do autoconhecimento, o trabalho sobre Si, ao contrário dos filósofos e profetas facebookeanos e youtubeanos, bem apresentados e tecnicamente produzidos, que falam com ar de verdadeiros moralistas e iluminados já realizados, eu falo a partir da minha própria pequenez, experiência de dor e lucidez, sabendo que todas essas mensagens que eu posto devem começar por mim mesmo.

Aproveitando o ensejo nesse período onde as pessoas se inebriam depositando suas esperanças no tal do “ano novo”, que de novo não há nada, vestindo-se de branco, escondendo a escuridão e sofrimento interno, só me resta deixar uma mensagem de mui bom ânimo, paz interior, saúde para o trabalho sobre si mesmo e perseverança, lembrando que a mudança, o novo, começa dentro de cada um de nós e não é fácil. O início da mudança é extremamente difícil, o meio, extremamente confuso, mas o final é gratificante.

A partir de agora, não se incomode mais ou inveje os sorrisos, caras e bocas de “felicidade” das fotos e postagens nas redes sociais, lembre-se que tudo isso é ilusório, por trás dessas imagens há muita tristeza, angústia, sofrimento ou quando não, um profundo estado de alienação completa. Procure ocupar-se mais consigo mesmo reconhecendo a sua condição de humano demasiadamente humano como disse Nietzsche, vivenciar todo o seu sofrimento como uma verdadeira gestação em rumo ao grande nascimento do Novo Homem que clama para reinar em seu Ser. Busque o autoconhecimento, tome a nobre decisão de render-se a um Poder Superior conforme cada um O concebe, confiando-o toda a sua situação de miséria interior, pratique o desapego e a caridade, procure servir mais do que ser servido, não viva em confronto com o próximo, antes, respeite o direito dele pensar diferente de ti, procure abraçar mais, sorrir e também chorar mais, orar mais, respirar mais conscientemente, estender à mão aquele que pede ajuda, escutar mais e falar menos, observar mais e criticar menos, contemplar a natureza, viver um dia de cada vez, praticar o lema “só por hoje”, assim você estará dando um grande passo em direção não a um ano novo, mas a uma nova vida, lembrando que enquanto viveres nesse mundo de provas e expiações, sempre terás aflições, mas como disse o grande Mestre cabalista Jesus: “Tende bom ânimo, eu venci o mundo.” Seja você também um vencedor sobre si mesmo!!!

Feliz mudança interior!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário