quinta-feira, 5 de novembro de 2020

ARI - Certeza absoluta

“para que tenha plena certeza das verdades em que foste instruído.” 
Lucas 1.4

É um hábito muito comum entre nós, falarmos a cerca da certeza, temos certeza disso, daquilo, etc. Mas se pararmos para pensar, em que consiste a certeza de ou em alguma coisa? A palavra certeza vem do latim certanus, de certus, que significa algo seguro, garantido, determinado, uma variante de cernere, que tem como sentido distinguir, decidir, peneirar, e ainda na filosofia de René Descartes, certeza consiste no critério para a verdade.

A partir desse último, a certeza como critério para a verdade, surge outra problemática filosófica: em que consiste a verdade? Segundo os cabalistas, a verdade não corresponde a um alvo ou meta a ser atingido, e sim em todo o processo fenomenológico e metafísico dentro da Criação. Em outras palavras, a verdade É, e ponto final, como respondeu o Eterno a Moisés, EU SOU QUEM SOU.

A partir desse raciocínio, se a verdade corresponde a todo o processo, como podemos dizer que temos certeza de algo a partir da nossa limitada lógica temporal racional humana? Deus é o Criador (atemporal), e nós, as criaturas (temporais) que estão contidas na totalidade. Com isso, quando falamos que temos certeza de/em algo, não é certeza, e sim, alguma possibilidade ou ideia, pois como diz a Cabala, não enxergamos a figura completa. E outra coisa, a partir de quem, podemos ter certeza de alguma coisa se somos condicionados pelo ego e por uma pluralidade de “eus”?

Quando nos abrimos ao Criador, apendendo a receber a luz divina através das intuições e insights que falam ao nosso coração, então poderemos experimentar a certeza absoluta através da experiência direta, sem qualquer tipo de interferência racional ou cognitiva, pois a verdade não é uma questão a ser resolvida, e sim, um mistério a ser vivido.

A certeza absoluta não tem nada haver com a fé, pois a fé é racional e baseada na esperança e na crença, enquanto a certeza acontece por si própria fora da dimensão da espera e da crença, consiste em experiência pura e direta, como disse Jung: “eu não preciso acreditar em Deus, Ele existe.” A fé pode ser cega, mas a certeza absoluta jamais.

O maior segredo que a Cabala nos ensina, é que a totalidade encontra-se dentro de todos nós, logo, quando aprendermos a acessar essa dimensão vivenciando essa experiência de abertura e transcendência dentro de nós, vamos desfrutar da certeza absoluta.

Na Cabala, em especial dentro da tabela dos 72 Sopros de Deus, encontramos no 46º Sopro, a expressão ARI que tem como atributo a certeza absoluta, e observe qual o resultado de sua guematria: Ayin=70 + Resh=200 + Yud=10 = 280 = 2 + 8 = 10 = Malchut, uma totalidade, e ainda, ARI  como 46º Sopro, é 4 + 6 = 10 novamente. 10 é 1, o princípio e o fim. Criador e criatura em total comunhão de imanência e transcendência. De agora em diante, ao olhar para o trigrama da certeza absoluta - ARI, você saberá exatamente o que ela representa. Sair do nível da crença e da fé para o nível da experiência direta com a fonte primordial.

Paz Profunda.

KADU SANTORO – Teólogo graduado pela Faculdade Batista do Rio de Janeiro (FABAT-RJ), Escritor, Pesquisador das Ciências da Religião com ênfase em Mística Judaica, Gnosticismo e Religiões Comparadas, Esoterista, Preletor em diversos cursos de Cabala, Teologia Espiritualidade e Meditação, Terapeuta Holístico e Consultor em Espiritualidade.

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