quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

OS MAIORES SEGREDOS DA CABALA


Imagem relacionada
Por Kadu Santoro

O maior segredo que a Cabala pode nos revelar é a forma correta de enxergar as coisas, ver além das aparências, adentrar o santo dos santos, romper o véu de Isis, ou seja, despertar a consciência para a percepção das realidades essenciais que encontram-se ocultas por trás do mundo das formas, a verdadeira realidade latente de toda a criação.

As duas ferramentas poderosas para capacitar esse dom de entendimento ao buscador, são o PARDES e as Santas Letras hebraicas.

O PARDES consiste no método de interpretação utilizado pelos sábios cabalistas para decodificar a Torá, divididos em quatro níveis: Peshat, Remetz, Derash e Sod. Esses quatro níveis podem ser aplicados a qualquer literatura sagrada do mundo, permitindo adentrar nos mais profundos segredos do universo encerrados por trás das escrituras e assim desenvolver a grande expansão de consciência. 

O PARDES é o requisito fundamental para o aprofundamento no estudo das Santas Letras hebraicas. Quando ficamos encerrados no primeiro nível de interpretação do PARDES, o PESHAT, não evoluímos, pois esse nível corresponde ao literalismo, ou seja, a interpretação simples e literal do texto sagrado podendo levar o religioso a um grau de fundamentalismo e intolerência em relação à outras expressões religiosas, pois acredita ele que a “verdade” encontra-se na interpretação literal das suas escrituras apenas.

Para o religioso a expressão alfabeto hebraico faz sentido, pois ele se utiliza desse para tradução e transliteração do texto literal em nível de PESHAT. Para o cabalista, que trabalha no nível de SOD, a expressão alfabeto hebraico já não faz mais sentido, pois acreditam eles que as Santas Letras hebraicas consistem em energias inteligentes, os blocos construtores de toda a criação e do universo. As Santas Letras possuem três atributos primordiais: luz (Tântrico), som (Mântrico) e movimento (Yântrico), por isso um rabino ao rezar, entoa, movimenta-se e lê.

Para a Cabala, a Torá encerra todos os segredos do universo por trás da literalidade, onde letras e números compõem a criptografia das Sagradas Escrituras, e a chave para a decodificação desses segredos encontra-se no nível de SOD, junto com a prática da meditação e da contemplação.

As Santas Letras são as únicas ferramentas capazes de fazermos transcender à essa realidade densa do mundo das formas e aparências, nos elevando à um padrão de consciência mais elevado. Essa elevação de consciência segundo a Cabala chama-se transfiguração.

Para saber mais sobre essas poderosas ferramentas da Cabala, inscreva-se no Curso de Iniciação à Qabbalah e venha dar os seus primeiros passos rumo a transfiguração.

www.conexaoqabbalah.weebly.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário