segunda-feira, 8 de outubro de 2018

A onipresença da Cabala

Resultado de imagem para onipresença de deus

Por Kadu Santoro

“o que foi tornará a ser, o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo do sol.” Eclesiastes 1:9

“Tudo aquilo que um ser humano pode aprender neste mundo já é conhecido por sua alma, antes de descer a ele.” Rabi Chia

Partindo dessas duas reflexões, podemos perceber que a Cabala não nos ensina nada de novo, nada que não já esteja gravado em nossa alma desde a criação do universo. O que a Cabala nos oferece, é apenas a possibilidade de despertar para essa realidade, que sempre foi, é e continuará sendo, assim como o sol que nasce e se põe todos os dias.

A palavra Cabala, provém do verbo lecabel, que significa recebimento ou transmissão, mas não de um conjunto de práticas mágicas e receitas milagrosas como muitos imaginam, e sim, os mecanismos para o despertamento através do autoconhecimento. A partir dos pressupostos cabalísticos e seu escopo de ensinamentos, podemos ampliar a nossa percepção da realidade, compreendendo que tudo e todas as coisas encontram-se aqui e agora simultaneamente conforme a física quântica nos demonstra, sendo apenas necessário sabermos acessá-las de forma correta. O conceito cabalístico desse acesso às realidades superiores se dá através da intenção de compartilhar, contrária à intenção de desejar apenas para si, o egoísmo, pois quando intencionamos ou desejamos algo apenas para o nosso próprio prazer e deleite, só para si mesmo, isso não se sustenta, é como um vapor, um sopro, logo se dilui, já quando nossos desejos são de ordem mais elevada, visando não apenas o bem próprio mas se estendendo a todos que encontram-se interligados a nós, essa realidade se prolonga de maneira a estabelecer novas conexões e assim criando um grande campo energético distribuindo a luz abundante a todos.

O fenômeno mais interessante que acontece àqueles que iniciam-se no caminho da Cabala, é o fato de que logo que se aproximam desses ensinamentos, sentem-se totalmente identificados com eles, de forma a dizerem que tiveram a impressão de que já conheciam de muito tempo. E isso é uma realidade, pois a Cabala opera no sistema do nosso DNA espiritual, ligada ao grande arquivo celeste, em Da’at, onde se pode encontrar todo o conhecimento sobre tudo e todas as coisas. Nossa alma é a grande “matrix” onde podemos acessar todas as coisas por meio do despertamento da luz provinda de Ain Sof.

Outro aspecto muito poderoso da Cabala no campo do conhecimento, é a capacidade de conduzir-nos aos níveis mais profundos de entendimento dos segredos esotéricos encerrados nos códigos da Bíblia, na semântica das letras e nos demais livros sagrados do mundo, através de métodos interpretativos apropriados e meditações, de forma a despertar interpretações profundíssimas no nível do inconsciente, o grande portador dos Arcanos e Mistérios do universo. O poder da Cabala consiste no autoconhecimento, fora desse caminho só resta mistificações e devaneios egocêntricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário