sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

O evangelho perdido: o livro de Q e as origens cristãs


Sinopse do livro

Nem tudo o que muda o entendimento sobre a religião sai de uma caverna. Burton Mack usa a descoberta de Q - a façanha crítica que desenterrou a história de Jesus e dos não-cristãos que foram seus primeiros seguidores — para resgatar um conflito soterrado cultura secular de nossa própria época. Um audacioso e contundente.JACK MILES, diretor do suplemento "Book Prizes" ao Los Angeles Times e membro do Conselho Editorial do Times.
A descoberta do livro de Q, o Evangelho Perdido das sentenças originais de Jesus, representa um desafio direto à concepção popular das origens cristãs. Reconstruído depois de um século estudos acadêmicos, o livro de Q (assim denominado pelos especialistas a partir de Quelle, "fonte" em alemão) revela que Jesus foi mitificado como o Salvador dos evangelhos do Novo Testamento, com fins religiosos e talvez até políticos. O Livro de Q nos conta enfáticamente que os primeiros seguidores de Jesus não o consideravam filho de Deus e nem acreditavam que ele tivesse ressuscitado depois de morto. Em vez disso, eles o viam como um Sócrates judeu - mestre e líder contra cultural.
AS IMPLICAÇÕES DO LlVRO DE Q SÃO SENSACIONAIS E CONTROVERSAS: Os seguidores de Q não entendiam os ensinamentos de Jesus como uma acusação ao judaísmo. Eles não achavam que Jesus fosse o Messias ou Cristo. e muito menos um Deus. Eles não criaram um culto a Cristo. Na verdade, eles nem eram cristãos. BURTON L. MACK, professor de Novo Testamento da Faculdade de Teologia de Claremont,é o autor de A Mrth oflnnocence(Um Mito de Inocência).

Formato 23 x 14 cm
Editora Imago, 1994
265 páginas

Nenhum comentário:

Postar um comentário