domingo, 12 de janeiro de 2020

O PODER DE TRANSCENDÊNCIA DA CABALA



Por Kadu Santoro

“E ele disse a seus discípulos: “Infeliz é o homem que vê na interpretação da Lei a recitação de uma simples narrativa, contada em palavras de uso comum.” Se fosse só isso, não teríamos dificuldade alguma em compor hoje uma Torá melhor e mais atraente. Mas as palavras que lemos são apenas a túnica exterior. Cada uma delas contém um significado mais alto do que o que nos é aparente. Cada uma contém um mistério sublime que devemos tentar penetrar com persistência.” Fragmento das Revelações de Shimon bar Yochai à Grande Assembleia (Idra Rabba)

Essa simples passagem do Zohar é suficiente para nos mostrar o quanto a humanidade ficou às escuras através de séculos e até milênios alicerçada nas interpretações literais das Escrituras pelas religiões instituídas, que só fomentaram guerras e desigualdades entre os homens, além disso ainda foram acrescentadas sobre elas (as palavras) boas doses de distorções, superstições, crendices, medos e culpa. Infelizmente a grande massa ainda adere a esses métodos limitantes que atrofiam a capacidade do indivíduo de vivenciar a sua transcendência plena. São como pássaros engaiolados, que mesmo que abra a porta da gaiola, já se encontram tão identificados com a “zona de conforto” que não conseguem mais sair ou nem percebem que as portas encontram-se abertas para a liberdade de Ser.

O estudo da Cabala vem desvelar o véu de Ísis, conduzir o indivíduo ao santo dos santos, a câmara nupcial dos alquimistas, que consiste no seu interior, rumo ao seu coração, de onde provém a voz do silêncio que conduz à transcendência da alma.

Porém, para que isso aconteça, é necessário que o indivíduo desperte a sua consciência, e o ponto de partida é o reconhecimento do estado em que se encontra, como dizia Sócrates, “só sei que nada sei”, o reconhecimento da ignorância sobre si. A partir daí, o exercício da desconfiança, o diálogo com as dúvidas e os questionamentos serão o seu mestre interior, que fará com que por meio das reflexões, meditações e contemplações, os insights (intuições) passarão a vir constantemente, que a Cabala chama de a Luz Infinita de Ayin Sof, que lhe concederá o espírito da Árvore da Vida com todos os seus atributos: A Coroa da Vida (Kéter), a Sabedoria necessária para discernir tudo e todas as coisas (Chochmá), a compreensão essencial para saber os seu limites (Biná), o espírito da ciência e do conhecimento (Daat), Um coração justo e misericordioso para exercer o juízo perfeito (Chéssed e Guevurá), A síntese do mandamento maior, o amor (Tiféret), A capacidade de transcendência perante a eternidade e vitória sobre o ego (Nêtzach), a reverberação da Glória Divina (Hod), a compreensão do fundamento de todas as coisas e a transmutação da alma (Iessód) e por fim, a conquista do Reino que encontra-se dentro de vós (Malchut).

A Cabala convida a todos que desejam e possuem o chamado no coração para penetrar nos mistérios sublimes do universo. Se você se encontra enquadrado dentro de um desses sintomas abaixo, é sinal de que você está muito perto de se encontrar e apto para a estudo da Cabala, que significa literalmente recebimento, ou seja, no momento certo de começar a sua jornada vertical:

Sente-se um estranho no ninho, como se você não fizesse parte desse mundo?
Já não se compraz com as alegrias e diversões efêmeras e frívolas das grandes massas?
Não consegue se adaptar a nenhuma forma partidária, agremiação religiosa ou espiritualista?
Vive com a cabeça cheia de dúvidas e questionamentos?
Vivencia crises existenciais, de relacionamentos e valores?
Sente um imenso vazio interior ou saudades de algo que não tem a mínima noção do que seja?
Gosta de pesquisar sobre assuntos filosóficos, metafísicos, esotéricos e espiritualistas?
Sente-se tocado pelas causas humanitárias, ambientais, os animais a natureza, etc?
Possui uma dose de rebeldia em relação às estruturas impostas pela sociedade?
Prefere momentos de solitude e introspecção ao invés de estar cercado de pessoas?
Sente a necessidade de estabelecer conexão com um poder superior?
Gosta de praticar meditação, yoga ou qualquer outra atividade corporal de conexão?
Se compraz nas coisas pequenas, simples da vida e costuma cultivá-las?
Tem espírito de curiosidade, senso crítico em relação as coisas?
Possui alguma vocação artística seja lá qual for?
Costuma lembrar-se dos sonhos e analisá-los?
Tem o hábito de escutar as suas intuições?

Se você se encaixa em pelo menos uma dessas perguntas acima, você encontra-se apta para ingressar nos estudos da Cabala, demonstrando um certo grau de maturidade humana e espiritual. Boa jornada!

Paz Profunda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário