quinta-feira, 30 de junho de 2011

Qual o futuro da Igreja?


Para começar, precisamos voltar lá na raiz do problema, ainda no final do primeiro século da era cristã. Qual era o real quadro da situação que se encontrava a "seita do Nazareno" num mundo imperialista, onde os ideais judaicos estavam despedaçados? Essa é a primeira pergunta que deixo no ar. Outra questão é o entendimento bíblico em sua raiz, desde o Gênesis até o Apocalipse, pois é, uma verdadeira colcha de retalhos, como Clemente de Alexandria chamava em uma de suas mais importantes obras, intitulada "Stromata". Toda a narrativa bíblica só foi possível em função de uma diversidade enorme de influências sócio antropológico culturais, então, como poderíamos como "Cristãos" hoje em dia determinar uma linha única e exclusiva de pensamento?

O que chamamos de cristianismo, nada mais é do que essa mistura universal de filosofia, teologia, crença e mitologia. Penso que as religiões, cada uma delas, são totalidades complexas da resposta ao divino, com suas diferentes formas de experiência religiosa, seus próprios mitos e símbolos, seus sistemas teológicos, suas liturgias e sua arte, suas éticas e estilos de vida, suas escrituras e tradições, ou seja, todos elementos que interagem e se reforçam mutuamente. Pois são essas totalidades heterogêneas que constituem diversas respostas humanas, no contexto das diferentes culturas ou formas de vida, à mesma realidade divina, infinita e transcendente. Como Leonardo Boff disse em um de seus discursos maravilhosos: JESUS ANUNCIOU O REINO, MAS O QUE VEIO FOI A IGREJA.

Pois é, voltando ao passado, a igreja já começou dividida. Depois de 1500 anos mais tarde a igreja se divide de novo após a reforma. O que mais se espera de uma instituição que já começou dividida (judeus x gentios) e continuou dividida (católicos x protestantes), Agora é pior, porque essa instituição chamada igreja se tornou nos dias atuais um grande nicho de mercado, os fariseus ainda continuam mandando, só que são fariseus de terno gravata e notebook. Os "crentes", afinal de contas, o que é ser crente??? Para mim, que não sigo o evangelho, porque eu VIVO o evangelho, fica mais fácil ver essa gente toda chamada de "crente", que como dizia um grande mestre budista: "QUE OS RELIGIOSOS ESTÃO PREOCUPADOS COM A XÍCARA E NÃO COM O CHÁ", vivendo apenas uma religiosidade.

A mensagem central de JESUS é FAZER COISAS MAIORES AINDA DO QUE ELE FEZ, POSSUIR AS COISAS E NÃO SER POSSUÍDO POR ELAS (Passagem do Jovem Rico) mas antes que isso seja possível, é preciso se desprender completamente de todo ranço farisaico e moralista, tirar o ego do seu centro, e deixar DEUS conduzir seu caminho, sem nenhuma objeção por parte de instituições religiosas e muito menos por intervenções humanas. E faço um prognóstico: OU A IGREJA MUDA RADICALMENTE SEUS PARADIGMAS E SE DESDOGMATIZA, ou então VAI ENTRAR EM EXTINÇÃO. A igreja sempre foi a porta larga, mas o templo interior, esse sim, é a vereda estreita, uma vida consciente, justa e harmônica. Infelizmente, as pessoas ainda estão adorando o cristo histórico, testemunham os milagres e prodígios, mas se esquecem que a verdadeira riqueza está por trás dos fatos, se o cego enxergou, oohhhh!!! maravilha!!!! Nada disso, na verdade, ele VIA mas não ENXERGAVA.

Basta ir nas faculdades de teologia e ver a triste constatação, 99% dos alunos estão lá para serem pastores, evangelistas ou assumir algum cargo eclesiástico, 1% busca um entendimento AMPLOOOO. Como Jesus disse: MUITOS SÃO CHAMADOS MAS POUCOS SERÃO ESCOLHIDOS. As cruzadas atuais mudaram de nome, agora se chamam EVANGELIZAÇÃO. Evangelizar??? ou formatar??? Eis a questão, porque Jesus pregou a liberdade e a consciência e não a submissão religiosa, isso pra não falar coisa pior (aumentar o faturamento do templo como na época dos profetas e criar planos de carreira em igrejas). Só para reflexão, parece coincidência, mas o passado nos mostra que AS TRÊS RELIGIÕES MONOTEÍSTAS, FORAM AS QUE FOMENTARAM OS MAIORES CRIMES DA HUMANIDADE, E AINDA ACHAMOS QUE A IGREJA É A SOLUÇÃO??????? A SOLUÇÃO É UMA VIVÊNCIA ÍNTEGRA E CONSCIENTE DENTRO DE NÓS BUSCANDO NOSSO CRISTO INTERIOR, EM COMUNHÃO COM O CRIADOR E BOTANDO EM PRÁTICA A REGRA DE OURO: AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS AO TEU PRÓXIMO COMO TU MESMO" E FIM...


Reflitam nisso,

Kadu Santoro

Nenhum comentário:

Postar um comentário