segunda-feira, 22 de março de 2021

EFATAH – “Abra-te” para quem tu és de verdade!

 

"Levaram então a Jesus um homem surdo e que falava com dificuldade (sem sabedoria e entendimento), e pediram que Jesus (Tiféret) pusesse as mãos sobre ele. Jesus se afastou com o homem para longe da multidão (afastou-o das vozes interiores – eus); em seguida pôs os dedos nos ouvidos (Chochmá e Biná) do homem, cuspiu e com a sua saliva tocou a língua dele. Depois olhou para o céu (Kéter), suspirou e disse: “Efatah!”, que quer dizer: “Abra-te!” Imediatamente os ouvidos do homem se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade (estabeleceu um novo fundamento de vida). Marcos 7.32-35

A expressão Efatah aparece em grego no Novo testamento porém a sua origem é mais antiga, possivelmente caldaica e usualmente aramaica. Significa “Abre-te!”.

Se observarmos a nossa cabeça de acordo com a anatomia da Cabala, vamos perceber que os dois ouvidos estão relacionados com os dois lados do cérebro, correspondendo as sefira de Chochmá (Sabedoria) – lado direito e Biná (Entendimento/Compreensão) – lado esquerdo. A boca está associada à sefira Malchut (Reino). Jesus é o arquétipo de Tferét (Beleza-Equilíbrio e Harmonia), corresponde a sefira do coração.

A surdez está relacionada à falta de sabedoria e entendimento, ou seja, quando o indivíduo não possui a sensibilidade necessária para discernir aquilo que é escutado – “Os lábios da Sabedoria estão cerrados exceto aos ouvidos do Entendimento.” O Caibalion

A dificuldade da fala corresponde aquilo que falamos antes sobre saber escutar, escutar é diferente de ouvir, é necessário aprender a ouvir para que possa despertar a compreensão. A boca é a porta de entrada do aparelho digestivo, por ela entram e saem impressões constantemente, sejam por palavras, alimentos, bebidas etc.

Basicamente nos alimentamos de três Substâncias: O alimento comum, o ar que respiramos e de nossas impressões. Em relação aos alimentos sólidos e líquidos é simples de percebermos, mas as impressões são mais sutis, pode vir como ordem sonora, visual, olfativa, cinestésica ou vibracional. Essas últimas, além de serem as mais despercebidas, são as que mais usurpam as nossas energias vitis. Por isso a importância do autoconhecimento e da auto-observação. Assim, podemos entender que a dificuldade de fala está relacionada com as nossas dificuldades de preservar energia.

A boca está associada a sefira Malchut-reino-realização, através dela podemos a-bençoar ou a-maldiçoar – “A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.” Provérbios 18.21

Quando juntamos o valor numérico das letras Shin (Dentes) = 300 + Pei (Boca) = 80 = 300 + 80 = 3 + 8 = 11 = 1 + 1 = 2 = Chochmá – Sabedoria, em outras palavras, da boca sábia (Chochmá) emanam palavras de entendimento e compreensão (Biná).

É nesse sentido que Jesus ordena ao homem: “Abra-te! - Efatah” Esse abrir-se é muito mais profundo do que o simples e mecânico hábito de falar e a escutar, consiste em ressignificar a sua vida por completo, despertar a consciência, estabelecer um novo fundamento/alicerce, isso é confirmado na guematria da palavra Efatah: Alef = 1 + Pei = 80 + Tav = 400 + Hei = 5 = 486 = 4 + 8 + 6 = 18 = 1 + 8 = 9 = Iessód – Fundamento/Alicerce.

As palavras possuem poder, quando sábias e edificantes, produzem vida em abundância, mas quanto torpes, trazem a ruína e a desgraça sobre si e aqueles que se encontram ao seu lado. Então meus irmãos, aprendam a escutar com mais sensibilidade, para que possam falar com sabedoria e entendimento, como diz o Apóstolo: “Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.” Tiago 1.19

Paz Profunda.

 

KADU SANTORO – Teólogo graduado pela Faculdade Batista do Rio de Janeiro (FABAT-RJ), Escritor, Pesquisador das Ciências da Religião com ênfase em Mística Judaica, Gnosticismo e Religiões Comparadas, Esoterista, Preletor em diversos cursos de Cabala, Teologia Espiritualidade e Meditação, Terapeuta Holístico e Consultor em Espiritualidade.

Contatos para compras de livros, cursos, palestras, congressos, seminários e workshops: Zap (21) 97252-7014, e-mail: conexaoqabbalah@gmail.com, site: www.conexaoqabbalah.weebly.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário