sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Em que consiste uma escola espiritual? Qual é o seu propósito?

 

Uma escola espiritual difere de uma religião, embora dentro das religiões se encontre os aspectos de uma escola espiritual de forma implícita, oculta aos olhos dos leigos e não despertos de sua jornada da alma.

A principal característica de uma escola espiritual autêntica é seu caráter de livre auto iniciação, ou seja, ao invés de envolver seus adeptos em um ambiente de mistério e mistificações por anos a fora, procura despertá-lo no caminho do autoconhecimento, de forma que o neófito possa experienciar toda à sua jornada de libertação do ego em estado de presença através da lembrança de si mesmo.

A importância da escola espiritual se fundamenta na energia do grupo através da experiência de troca de impressões. No grupo é possível observarmos melhor a nós mesmos através do espelho que fazemos através do próximo, nossos condicionamentos, hábitos e identificações adquiridas desde a mais tenra infância.

No âmbito da Cabala, o iniciado deve ter em mente que ele é um universo em miniatura, uma expressão microcósmica do universo macrocósmico, e que tudo o que ele fizer aqui será reverberado em todo o cosmos. Esse é o primeiro aspecto que um aluno de Cabala deve saber, a sua responsabilidade e compromisso diante o universo, lembrando que ele é um co-criador de toda a realidade junto com os seus colegas de caminhada dentro da escola espiritual. Essa é a consciência da Lei da Correspondência: “assim como é em cima, também é embaixo.”

Numa escola espiritual cabalística todo o trabalho proposto deve ser não apenas compreendido de forma lógico racional, mas também sentido e experimentado, ou seja, absorvido com todo o seu ser em todos os três níveis pessoais: Neshamah (intelecto), Rúach (sentimento) e Néfesh (instinto), só assim o trabalho pode ser aprendido e assimilado.

A escola espiritual cabalística tem como objetivo, elevar os padrões conscienciais dos neófitos transcendo os níveis pessoais da realidade para os níveis transpessoais, ou seja os níveis de transcendência: Chaiá e Iechidá, que equivalem ao quarto e quinto nível do Ser.

Todo o trabalho cabalístico envolve a atenção do grupo em prol da elevação da consciência individual e coletiva. Quando os cabalistas se reúnem para estudar, trabalhar ou meditar produzem luz intensa e abrangente capaz de alcançar grande parte da rua, bairro ou região em que a escola de encontra. Essa é a força da egrégora de uma escola espiritual, a energia coletiva e consciente de seus adeptos.

Numa escola espiritual cabalística, a meta é a subida pela sua Árvore da Vida (seu veículo humano) através dos quatro mundos que são na verdade níveis de consciência a serem explorados. As ferramentas utilizadas são: o estudo da Torá em nível de SOD – Segredo, a anatomia divina da Árvore da Vida com as suas sefirot e caminhos, os 4 mundos, os 5 níveis da alma, os 72 Sopros de Deus, as 50 Portas de Biná ou da Inteligência, os escritos dos tzadik (santos justos cabalistas), o Midraxe, os targuns, a Hagadá, o Talmude e a Bíblia Hebraica – Tanach = Torá (leis) + Nevi’im (proféticos) + Ketuvim (escritos). Além disso, numa escola cabalística espiritual autêntica existem diversas atividades práticas como a arte, a música, a matemática com a geometria sagrada, trabalhos corporais, meditação e o silêncio contemplativo. Tudo isso revivendo as escolas espirituais da antiguidade como a dos Pitagóricos, Neoplatônicos, Hermetistas e demais escolas de mistérios de diversas partes do mundo.

Enfim, o propósito de uma escola espiritual séria não é com as formas, ritos e observâncias religiosas convencionadas, mas sim, com o desenvolvimento e fortalecimento da essência, pois as formas ficarão aqui, como disse Buda que todo composto é perecível, mas a alma é imortal, e é a qualidade desse desenvolvimento vertical que irá garantir a sua passagem para um padrão vibratório mais elevado e sutil.

Quem quiser estudar Cabala de forma séria e comprometida sem “ismos”, dogmas e observâncias religiosas, entre em contato comigo e conversaremos a respeito.

Paz Profunda.

KADU SANTORO – Teólogo graduado pela Faculdade Batista do Rio de Janeiro (FABAT-RJ), Escritor, Pesquisador das Ciências da Religião com ênfase em Mística Judaica, Gnosticismo e Religiões Comparadas, Esoterista, Preletor em diversos cursos de Cabala, Teologia Espiritualidade e Meditação, Terapeuta Holístico e Consultor em Espiritualidade.

Contatos para compras de livros, cursos, palestras, congressos, seminários e workshops: Zap (21) 97252-7014, e-mail: conexaoqabbalah@gmail.com, site: www.conexaoqabbalah.weebly.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário