domingo, 23 de maio de 2010

O sentido maior da oração


Dentro das mais diversas culturas religiosas espalhadas pelo mundo, tanto no oriente como no ocidente, a prática da oração é algo comum em todas elas. A oração é a base fundamental da religião (re-ligare, que significa religar), pois é através dela que o homem se liga à Deus naquele momento, e a partir deste momento de diálogo com Deus, tudo que nós ligamos aqui no mundo, também automaticamente é ligado no cósmico, ou seja, no campo espiritual, como podemos observar na fala de Jesus no evangelho de Mateus: “Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu” (Mt 18.18). A oração é uma forma de comunicação, onde começamos refletindo sobre as mais diversas condições e situações vividas e elaboramos naquele momento os nossos agradecimentos e súplicas à Deus.

A institucionalização das religiões acabou por determinar regras para essa prática primordial do ser humano, como por exemplo, orar de joelhos, em pé se balançando, curvando-se diante de um genoflexório ou de esteiras no chão, porém, devemos lembrar que o momento de oração, é um momento individual de cada ser humano e de comunhão íntima com Deus, seja lá de que forma ou onde for, devemos buscar a posição mais agradável e confortável para esse momento, pois Deus é a expressão maior de amor possível, e não um carrasco imprevisível, que precisamos ficar atemorizados e curvados diante Dele implorando por alguma benevolência. O fato de orarmos de forma coletiva nas igrejas e templos, também requer naquele momento um princípio de unidade e intensionalidade na oração, como Jesus fala aos seus apóstolos: “Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles” (Mt 18.20).

A oração eleva o homem a um estágio de despertamento da consciência, pois é através dela que fazemos o nosso exame de consciência, que desenvolvemos nossos sentimentos mais íntimos à respeito tanto de nós mesmos, quanto do nosso próximo. Através da oração o homem se torna mais sensível e equilibrado, passando a ter um maior discernimento das coisas.

Muitas pessoas hoje em dia, entendem a oração como um canal de pedidos e favores, de um lado fica Deus a escuta das petições e do outro, o homem, implorando por soluções de problemas e recebimentos de bens materiais, nada além disso. O sentido maior da oração se encontra na intimidade com Deus, na contemplação e no agradecimento, tanto pelas coisas boas quanto as ruins, como dizia o grande místico cristão da idade média, Mestre Eckhart, ‘Se a única oração que você diz em toda a sua vida é ‘obrigado”, isso já bastaria”. O diálogo com Deus, é algo muito sublime e consequentemente simples, não é preciso muitas palavras bonitas e eloquentes, nada de discursos longos e decorados, nem de falas em alto tom de voz, apenas um coração contrito e puro, diante do silêncio contemplativo em plena harmonia com Deus.

Seja a tua vida uma oração constante,

Kadu Santoro

Nenhum comentário:

Postar um comentário