domingo, 6 de abril de 2014

Páscoa Cristã – Pessach Judaico ( פסח ) - A relação entre promessa e cumprimento para a redenção de toda a humanidade.


Por Kadu Santoro
           
            A palavra Páscoa é traduzida do hebraico Pessach - פסח, que significa “passar sobre” ou “saltar por cima”. Essa palavra assim como a sua celebração festiva apontam para o evento teológico onde Deus libertou o seu povo, ou seja, os hebreus do cativeiro egípcio, que durou por 430 anos. No livro do Êxodo, no capítulo 12.1-28, encontramos a instituição desta festa, celebrando quando Deus, executando o seu juízo, envia ao Egito a décima praga, fazendo com que todos os primogênitos da terra fossem exterminados. Porém, quanto aos hebreus, Deus os orienta a imolar um cordeiro e aspergir seu sangue nos umbrais das portas, para que quando o anjo exterminador viesse, reconhece-se o sinal de que aquela casa deveria ser poupada do juízo divino. Logo o significado teológico de pessach segundo o Antigo Testamento representa que Deus passou por cima das casas dos hebreus no Egito, quando feriu os egípcios (Ex. 12.27).

            No Novo Testamento, João Batista chama Jesus de o Cordeiro de Deus, ou em latim agnus dei (Jo. 1.29), apontando para o sacrifício vicário que Ele viria passar, e também o apóstolo Paulo o chama de Cordeiro Pascal (ICo. 5.7). Para os cristãos não há outro cordeiro, somente Ele foi escolhido e enviado pelo Pai para sacrificar-se por nós.

            As relações entre as páscoas judaica e cristã são complementares, pois a primeira é baseada na promessa e a segunda no cumprimento desta, encerrando assim a grande história da salvação. É uma questão de entendimento de que o sentido completo da festa judaica só ocorre na plenitude dos tempos no advento de Jesus Cristo em seu quádruplo ministério terreno - nascimento, paixão, morte e ressurreição.

            A páscoa do Antigo Testamento marcou o início de uma saída do regime de escravidão; de fato, era o poder divino por detrás dessa libertação. Assim, do mesmo modo, em Jesus Cristo encontramos um êxodo a percorrer, que nos convida à libertação do velho homem escravo do pecado e da concupiscência. O êxodo judaico teve sua importância dentro da história da salvação (heilgeschichte), pois libertou um povo inteiro da servidão física, porém, o êxodo cristão ofereceu a todos os homens a libertação do pecado, bem como a outorgou do Reino da Luz, onde pela Lei, ou antiga aliança (Berit) seria impossível.

Confira na tabela abaixo as relações entre as páscoas judaica e cristã:






2 comentários:

  1. interessante artigo sobre a pascoa crista e judaica. Muitos fiéis q eu conheço nem sabem seu significado e finalidde.

    Gostaria de saber se vc conhece a obra do escritor carlos castãneda, se é credivel ficticio ou é os dois.

    Qual seria um dos melhores livros de castaneda, de preferencia um q aborda temas sobre 'universos paralelos. Ajudaria se indicasse , obrigado .....abrços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Everaldo, obrigado pelo seu elogio. Quanto a obra de Carlos Castañeda, ele se enveredou para o estudo teórico e prática xamânica, sua obra é interessante, pois ele foi a campo estudar e pesquisar junto aos mestres do xamanismo tolteca no México e América Central. seu trabalho merece credibilidade e respeito, inclusive, para vc saber um pouco mais a respeito de seu pensamento e obras, segue aqui o endereço de um artigo postado aqui no meu blog: http://jornaldespertar.blogspot.com.br/2010/02/carlos-castaneda-o-filosofo-xamanista.html

      Um forte abraço e paz profunda,

      Kadu Santoro

      Excluir