segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Movimento Pentecostal S.A.


Hoje em dia, muitos se dizem pentecostais, porém, poucos são pentecostais bíblicos. Defino assim o panorama atual do movimento pentecostal. O movimento pentecostal atual, deve passar por grandes reformas, começando pelo seu escopo de dogmas e doutrinas, totalmente primitivos e farisaicos. Fala-se muito em testemunhos, dons e milagres, porém, isso tudo acabou virando uma grande indústria da “fé”, pautada na marqueteira “Teologia da Prosperidade”, já não se busca a conversão, o arrependimento e a salvação. Não vemos mais o compromisso com a Palavra de Deus, o hábito de leitura e oração nas igrejas, o preparo digno para enviar missionários, a comunhão sem partidarismo nas igrejas. Isso tudo é lamentável, as igrejas pentecostais, se tornaram grandes redutos de misticismo, línguas confusas, ataques de histeria, pessoas se jogando no chão, profetadas para todos lados, um verdadeiro show de emotividade movido pelo inconsciente coletivo e charlatanismo.

Porém, eu creio que ainda existam cristãos dignos e compromissados com a Palavra de Deus, esses, devem pautar suas vidas, em santidade, honestidade, ética e principalmente “amor”, isso é o que está faltando muito nos dias de hoje, como Jesus nos fala: Amar à Deus sobre todas as coisas e ao teu próximo como a ti mesmo. Devemos parar de ficar julgando, pois não vimos para sermos juízes, deixar de ficar tomando conta da vida dos outros, se ele faz isso ou faz aquilo, deixar de perseguir, pois afinal de contas, Deus é onisciente, Ele sabe todas as coisas, não precisa ficar um cristão fazendo o papel de fariseu, usando o púlpito para jogar setas contra o seu próximo, entregando maldições ao invés de palavras de bençãos.

Uma igreja, em primeiro lugar, precisa ser unida, coesa, pronta para acolher e enviar, deve-se buscar em primeiro lugar, crescimento na graça e no conhecimento (II Pe. 3.18), conhecer em primeiro lugar, qual é a vontade de Deus para nossa vida e da igreja através da Palavra, buscar os dons espirituais de forma honesta e reverente, pois como Ignácio de Antioquia dizia: não importa quem é que leva a mensagem, e sim a mensagem que ele leva.


De que adianta ver milagres, sinais e maravilhas, se todos irão passar pela morte um dia? Porém, se buscares o arrependimento, a conversão, logo estará a um passo da salvação em Cristo Jesus, isso sim, que é o verdadeiro mistério, que todos nós aguardamos, a ressurreição com Ele. De que adianta falar várias “línguas estranhas” e não falar palavras de vida, como os discípulos disseram certa vez: Para onde iremos, se somente tu tens palavras de vida. As igrejas pentecostais, devem agir com mais reverência tanto com a Palavra quanto com a forma de se pregar, pois afinal de contas, Deus não é “surdo”, não precisa de gritarias nem performances no púlpito, isso mexe apenas com a emoção das pessoas, nada mais.

Para encerrar, creio que o melhor remédio para as igrejas pentecostais dos dias de hoje, seja uma boa reflexão quanto as suas doutrinas e dogmas, evitando que se produza cada vez mais crentes esquizofrênicos, traumatizados e cheios de culpas, e anunciem apenas o verdadeiro sentido da Graça e o dom gratuito da vida proposto por Jesus Cristo, que cura, liberta e salva.

Kadu Santoro

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Diálogo entre Eliphas Levi e um iniciado



DÉCIMO E ÚLTIMO DIÁLOGO DA SÉRIE EXTRAÍDOS DO "LIVRO DOS SÁBIOS" DE ELIPHAS LEVI

UM INICIADO e ELIPHAS LEVI


O INICIADO — Estudei a Cabala e não poderia compartilhar a lei católica romana.
ELIPHAS LEVI — Porque?
O INICIADO — Porque as chaves de São Pedro deixaram de ser as da verdade. Porque a hierarquia dessa Igreja é artificial e não real. Porque é despótica e não fraternal; porque é material e não espiritual. Porque os condutores dos cegos, são eles mesmos, cegos. Porque a fé cega do
rebanho justifica-se só pela fé iluminada e pela ciência do pastor. Porque ela (a Igreja Romana)sacrifica descaradamente seus interesses espirituais aos interesses temporais.
Porque abjura publicamente o espírito da caridade, autorizando, e ainda tolerando polemistas tais como Luis Veuillot e outros blasfemadores. Do qual concluo que este corpo eclesiástico perdeu a eficácia da sua ciência e que está desprovido, ao mesmo tempo, da religião e da fé.
ELIPHAS LEVI — Renunciaremos à ciência porque existem ignorantes? E haverá que abandonar a religião porque certas pessoas entendem-na mal e mal a praticam?
O INICIADO — O mundo está cansado dos absurdos dogmáticos.
ELIPHAS LEVI — São eles comparáveis aos absurdos do materialismo? Porém eu falo a um iniciado que sabe que o ocultismo, ou seja, a absurdidade aparente, é a própria essência de qualquer dogma. Aqueles da Tábua de Esmeralda são mais obscuros e mais absurdos em aparência que os do símbolo dos apóstolos.
Os livros herméticos como o Apocalipse e as visões de Ezequiel parecem completamente inexplicáveis e é por isso que chegaram até nós. Se houvessem sido compreendidos, teriam causado revoluções no mundo e se lhes haveria suprimido. Conheces a história de São Paulo queimando os livros de magia de Éfeso, de Omar incendiando a Biblioteca de Alexandria e do inquisidor lançando os livros e os autores ao fogo. O dogma é o enigma da Esfinge. Aqueles que adivinham devem calar-se e ocultar aos invejosos que eles se tornaram reis e sacerdotes. Aqueles que não adivinham são devorados pelo monstro.
O INICIADO — Então tem-se que fazer como Édipo necessário obrigar ao monstro a precipitar-se no abismo.
ELIPHAS LEVI — E recomeçar a guerra de Tebas e o extermínio dos irmãos inimigos. Tira a religião do mundo e os homens se desgarrarão entre eles; os fortes esmagarão aos débeis, os pobres matarão os ricos. Não ouves, na medida em que a fé se debilita, como ruge a guerra social na sombra? Creia-me, quando os círios dos altares se extinguirem, ver-se-ão acender as tochas da conflagração universal.
O INICIADO — Não acreditas, pois, na razão humana?
ELIPHAS LEVI — A razão sem fé não aconselha a abnegação e não admite o sacrifício. O homem é egoísta pela razão, não é grande e generoso senão pela crença.
O INICIADO — Penso como tu. Crer na honra, crer no amor, crer na virtude, é crer em Deus e desejaria expandir no mundo inteiro esta fé saudável. O teísmo, em nossa época, basta para o mundo...
ELIPHAS LEVI — Isto seria bom dizer no tempo de Jean Jacques Rousseau; hoje faria rir de piedade os discípulos de Proudhon. Não há meio lógico entre estes dois termos; ateísmo ou religião revelada. Agora, tu sabes bem que existe uma revelação; tu, a quem se tem mostrado sobre qual pedra viva está colocada a cidadela de Tebas invisível, tu que compreendes os símbolos da nova Jerusalém.
O INICIADO — Sim, sei que existe uma revelação cujos fieis perseguiram sempre na Igreja Romana.
ELIPHAS LEVI — Dizes os infiéis, ou seja os indiscretos e os profanadores do simbolismo oculto.
O INICIADO — Chamas infiéis ou indiscretos a Vanini, a Giordano Bruno e Savanarola? Aos templários castigados de morte e aos Franco-maçons excomungados? Aprecias os horríveis suplícios suportados por Campanela? Amas as Dragonadas? Não, em verdade, não tenho certeza. E, não tenhas vergonha em dizê-lo e proclama-lo altamente. Serias excomungado talvez, porém tu te comportarias como homem de bem. Creia-me irmão; não te faças o desgraçado advogado de uma causa perdida para sempre. Os que querem ficar fiéis, como Catão de Itica, ao qual os deuses abandonam, pronto vêm-se decididos a jogar-se sobre sua própria espada e a desgarrar-se as entranhas. Desgraça para os homens que se obstinam em permanecer no templo quando os deuses se vão? Crês que o mundo, ou seja, o mundo inteligente e iluminado pela ciência, voltar é jamais ao Deus, do inferno para as multidões e do céu para um, pequeno número de privilegiados ignaros, ao Deus que proscreve a razão, a ciência e a liberdade?
Não sentes que o verdadeiro Deus deve estar de acordo com a natureza que é a sua lei e com a humanidade que é a sua filha? Era justo o Deus de Moisés quando favorecia a um só povo entregando as outras nações ao anátema; e o Deus dos Cristãos não condena ainda a maioria dos habitantes do universo? Que monstruosa invenção este inferno abrindo sua face imensa e devorando o rio quase inteiro das gerações sucessivas e isto pelo capricho de um Deus que se fez crucificar para redimir os homens! Basta, digo, basta dessas crenças barbaras... Não reinarão mais sobre nós porque estão mortas para sempre. Desejas talvez, para cumprir não sei que sonho filial, sepultá-las com honras; porém, toma cuidado! A terra é movediça em torno da fossa que elas escavaram e tu poderias cair com elas.
ELIPHAS LEVI — Não temo a morte; porque a minha esperança está cheia de imortalidade e, enquanto Deus não me revelar um novo Dogma, ater-me-ei ao da Igreja, desprendendo-me das
sombras das letras e invocando a luz do espírito.
O INICIADO — Um novo Dogma! Porém podes ignorar que este dogma já existe, em todas as inteligências cultivadas? Vós mesmo o tens formulado e eu poderia escrever seu símbolo com extratos de tuas obras. Cremos em Deus, princípio de todo o ser, de todo o bem e de toda justiça inseparável da natureza que é sua lei e que se revela pela inteligência e o amor. Cremos na humanidade, filha de Deus, cujos membros são solidários uns aos outros, de maneira que todos devem contribuir à salvação de todos. Cremos que para servir Deus, é necessário servir à humanidade. Cremos na separação do mal e no triunfo do bem na vida eterna.
ELIPHAS LEVI — Amém! Este é o puro espírito do Evangelho e não é um dogma novo; é o resumo de todos os dogmas. É a síntese dogmática da religião eterna, porém pretendo e poderia demonstrar, se fosse necessário, que estes símbolo explica todos os outros sem destruí-los e se tornará um dia o da catolicidade humanitária e universal.


Fonte: http://mucheroni.hpg.com.br/religiao/96/outros/sabio.htm


Kadu Santoro

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Diálogo entre Eliphas Levi e um espírita


NONO DIÁLOGO

UM ESPÍRITA e ELIPHAS LEVI


O ESPÍRITA — Li teus livros sobre a ciência dos espíritos e de boa vontade chamaria-a, a ignorância dos espíritos. Negas sua intervenção; em fenômenos cuja evidência os confunde e sem embargo, admites, quase completamente, a doutrina que eles nos ensinam.
ELIPHAS LEVI — Nego somente tudo o que não se pode admitir razoavelmente; atribuo, como tu, uma grande importância aos fenômenos do imã humano e da fotografia astral; reconheço que se pode determinar, observando-as, as grandes correntes da imaginação e do pensamento coletivo; elas iniciam-nos nos mistérios da transmissão simpática das idéias. Como não creio na morte, creio que as idéias sobrevivem à nós e que as dos mortos podem misturar-se ainda a dos vivos; porém, não creio que os pretendidos mortos possam revelar-nos algo dos segredos da outra vida, porque a natureza para impedir que recaiam aqueles que ela eleva, fecha sob eles as portas que lhes faz transpor. Os que viveram entre nós, ainda vivem conosco, porém, só pelas recordações que deixaram e que são ainda suas recordações; não podem falar-nos mais do que a nossa linguagem e nós não compreenderíamos a linguagem do céu.
Não creio tão pouco que os imortais estejam em condições de falar-nos de outra forma que não seja pela comunicação íntima dospensamentos, liberados da matéria inerte e pensante, dirigem-se ao que de mais sutil e mais puro em nós; eles não têm necessidade de misturar-se aos vapores densos do antro de Trofonios nem aos vapores malsãos das mulheres histéricas ou desses homens propensos à catalepsia que chamas de "mediuns". Se seres que têm a aparência da inteligência, se comunicaram conosco por tais meios, não poderiam se senão larvas impuras ou esboços espirituais muito inferiores à humanidade.
Não falarei dos numerosos casos de alienação mental, determinados pelas práticas do espiritismo, que contestarias com razão; pois, as religiões em geral e a católica em particular, produziu-os, talvez, em maior número; porém far-te-ei notar que tuas evocações não são mais que um retorno aos antigos oráculos do paganismo que, há já dezoito séculos, o gênio do cristianismo fez calar em todo o mundo.
Pois bem, esta exumação do passado não poderia ter os caracteres do progresso no qual todos acreditamos; seria o mesmo que tratar de galvanizar as múmias – como no conto de Edgar A. Poe. O cristianismo, sendo a mais espiritualista de todas as religiões, devia facilitar e tornar mais freqüentes as comunicações dos espíritos de ultratúmulo com os vivos e é o que tem feito pela comunhão dos santos e a unidade das três igrejas; a Igreja triunfante, a Igreja militante e a Igreja de sofrimento. Então, cessarão os prestígios dos demônios, ou seja, dos espíritos desconhecidos e equívocos que se manifestam por convulsões e se comprazem, nos vapores. Quando a humanidade carece de religião, tem delírio, como um faminto sem pão e isto porque, agora que a fé está quase extinta no mundo, os fantasmas voltam a fazer-seescutar.
O ESPÍRITA — Os espíritos que qualificas de fantasmas predicam, como tu, a caridade, a religião universal e a salvação de todos os homens.
ELIPHAS LEVI — São idéias que estão no ar, se posso expressar-me assim; mas, predicam eles a organização da caridade, formas irmãs de caridade que possam comparar-se as de São Vicente de Paula? Substituem a hierarquia católica por uma hierarquia nova? São teus sonâmbulos, santos, e teus mediuns apóstolos? Tens sacramentos que dão a graça efazem tocar e gostar de Deus? És visionário como os Gnósticos, como os iluminados, como os convulsionários que não provaram nada.
Tomas fenômenos naturais por milagres; consultas oráculos ocasionais e escutas nas vozes do eco sem ter em conta a tradição, a transmissão legítima dos poderes e a autoridade apostólica.
O ESPÍRITA — Tudo isso pertence ao passado e tu mesmo não acreditas mais; sorris pensando nos inquisidores que condenaram Galileu e igualmente te horrorizam São Pio V e Torquemada.
ELIPHAS LEVI — O mal que fez aquela gente estava longe de se assemelhar à doutrina dos apóstolos. Porque, pode suceder a um cirurgião inábil cortar a artéria de um doente querendo sangrá-lo; haveria que condenar e proscrever a cirurgia? A religião dos padres da Igreja não é a de Torquemada; e, o humilde São Francisco de Sales não teria condenado Galileu. Sim, certamente, creio na caridade universal; sim, aguardo a salvação de todos os homens, porque reverencio o dogma Universal e porque o Salvador do mundo deu seu sangue para todos os homens.
Creio na verdade da fé dos santos e no triunfo da paciência dos mártires, porque tantas virtudes não podem ter sido em vão, porque uma esperança tão heróica não pode ter sido enganosa; creio que os nossos filhos, quando fazem sua primeira comunhão com toda a pureza de seu coração e com todo o fervor de sua inocência, recebem realmente o que nenhuma outra religião saberia dar-lhes; ante os prodígios sempre renascentes da caridade, meu coração prosterna-se e adora. Sim, eu creio em Deus que faz correr as lágrimas de Santo Agostinho e as torrentes de eloqüência de São João Crisóstomo e de Bossuet.
Creio no Deus de São Vicente de Paula e de Phenelon; no Deus dos sacramentos eficazes da comunhão dos Santos e da venerável hierarquia; creio, em uma palavra, no Deus da Igreja única, santa, católica e apostólica, apesar dos escândalos de Roma e o sangue que mancha ainda a espada de São Pedro, pregado com a cabeça para baixo, sobre a cruz que não soube manter levantada; expiará a sua negação e seu arrebatamento sacrílego; porém, a doutrina do Salvador triunfará apesar dos sucessores de Caifás e dos imitadores de Judas. Eis aqui minha fé e minha esperança.
O ESPÍRITA — É está a tua caridade! Parece-me que, para, um fiel filho do Papa, tratas a teu padre bastante mal; que tens bastante ojeriza a este pobre Veuillot e que te preocupas muito pouco do domínio, temporal da santa Igreja. Em tudo isto, ao meu parecer, tens razão, porém obedeces como nós, a uma inspiração independente e particular; acreditas em teu próprio espírito e estas mais exposto a extraviar-te do que nós, que temos fé em comunicações milagrosas do outro mundo.
ELIPHAS LEVI — Creio em argumentos irrefutáveis e tu acreditas em visões muito discutíveis.
O ESPÍRITA — Muito bem; se houvesse medida, teríamos dois versos.
ELIPHAS LEVI — Sim, do tipo daqueles que escrevem as tuas mesas falantes.
O ESPÍRITA — Tens o direito de burlar-te delas?
ELIPHAS LEVI — Das mesas falantes? Um pouco, e creio, que não me acusarás, espero, de faltar por isto à caridade, porque não reconheço os móveis como meus irmãos.
O ESPÍRITA — Te burlas das nossas mesas, nós nos burlaremos das tuas fábulas.
ELIPHAS LEVI — Ah! Misericórdia! e que Allan Kardec venha em nossa ajuda; eis que te tornas médium versificador.
O ESPÍRITA — Não, falemos seriamente; ousas tomar-nos por loucos e somos mais razoáveis do que tu. Vou dar-te uma prova. Tu admites a hierarquia e por conseguinte, a autoridade da Igreja católica romana, o que não te impede em crer diametralmente o contrário do que ela ensina.
ELIPHAS LEVI — A harmonia resulta da analogia dos contrários. Toda luz que manifesta uma forma, deve necessariamente projetar uma sombra. Creio na sombra porque creio na luz. A liturgia católica não aplica à Igreja esta palavra da Esposa do Cântico; "Sentei-me a sombra da árvore que amava e saboreei seus frutos?"; não diz ela em seu ofício: "Senhor, protege-nos com a sombra das tuas asas?".
A nuvem que guiava os hebreus não era luminosa de um lado e tenebrosa do outro? E quando Deus deixou-se ver, ou seja, compreender por Moisés sob o símbolo da forma humana, não lhe disse: "Passarei em frente a ti e então te cobrirás o rosto; depois, quando tenha passado, olharás e verás o que esta atrás de mim, ou seja, a minha sombra"? Não compreendes esta cabeça de luz e esta cabeça de sombra que são o reflexo uma da outra, nos magníficos símbolos do Zohar e que explicam todos os mistérios da religião universal?
O ESPÍRITA — Confesso que não te compreendo muito bem.
ELIPHAS LEVI — Se compreendesses não serias mais um espírita, serias um, iniciado; portanto, em lugar de consultar mesas nas que não se podem encontrar outros espíritos que o espírito da madeira; roga ao espírito da inteligência para que te abra o entendimento e estuda a Cabala.


Fonte: http://mucheroni.hpg.com.br/religiao/96/outros/sabio.htm


Kadu Santoro

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Diálogo entre Eliphas Levi e um sacerdote


OITAVO-DIÁLOGO

UM SACERDOTE e ELIPHAS LEVI


O SACERDOTE — Venho a ti como um ex frade desviado e conjuro-te em nome de tua saúde eterna a recolher-te em ti mesmo e a pensares nas promessas que fizeste à Igreja.
ELIPHAS LEVI — Essas promessas eram mútuas, padre; e, não fui eu quem retirou-se da Igreja; ela é que retirou-se de mim sem ter outra coisa à reprovar-me do que meu grande amor pela verdade e pela justiça.
O SACERDOTE — A verdade é o que a Igreja ensina. A justiça é a obediência a seus mandamentos.
ELIPHAS LEVI — A Igreja não pode ensinar outra doutrina que a do Evangelho; não pode ordenar nada que seja contrário à moral: estou, pois, de acordo com ela. Abandonado por aqueles que deviam proteger-me e conduzir-me, voltei a vida laica sofrendo todas suas conseqüências; porém, de espírito e de coração fico ligado à Igreja.
O SACERDOTE — Podes dizer semelhante coisa quando todo o mundo sabe que és professor de Cabala e de Magia, coisas que horrorizam a Igreja? Quando ousas explicar filosoficamente os nossos santos mistérios e fazer do mesmo salvador do mundo uma espécie de personagem fictício e mitológico semelhante a Osíris e a Khrishna!
ELIPHAS LEVI — Permites a leitura de meus livros à teus penitentes, padre?
O SACERDOTE — Não, por certo que não.
ELIPHAS LEVI — Não oferecem então, perigo para eles; porém, podem desarmar os inimigos do Cristianismo mostrando-lhes a razão velada onde acreditavam ver a loucura. Amo a Igreja como se quer a uma velha mãe decrépita e caída no infantilismo; vejo-a debilitada pela idade e não temo que morra porque creio na transfiguração próxima. Ela acumulou ao seu redor toda a lenha seca dos antigos prejuízos e sobre esta fogueira vai consumindo-se como Hércules ou como a fênix da fábula para renascer imortal; o próximo concílio será uma palingenesia, uma oração fúnebre e uma apoteose, o fim da Igreja Romana é o começo da catolicidade universal.
O SACERDOTE — A Igreja será o que é ou não será mais; porém, Deus prometeu-lhe a Eternidade.
ELIPHAS LEVI — Só Deus é eterno; a letra mata e morre, e o espírito vivifica. A sinagoga não afirmava-se também imortal? O Templo de Jerusalém não deveria durar tanto como o Sol? A lei de Moisés não era perfeita e imutável? Ah, padre, quando os cegos se tornam condutores dos cegos, caem com eles no precipício! Isto diz alguém mais sábio do que eu.
O SACERDOTE — Vês bem que, como os materialistas e os ateus, crês na destruição próxima e necessária da Igreja.
ELIPHAS LEVI — Não padre; creio em seu nascimento próximo, porque, até agora, ela perdeu a
envoltura das instituições e dos prejuízos do velho mundo; sua concepção é imaculada, mas os trabalhos de iluminação serão longos e penosos; há necessidade de luz, de razão, da ciência da natureza que e a mesma lei de Deus e para que tenha tudo isto deve desprender-se das tradições do farisaísmo moderno e das trevas da falsa teologia; deve ser visitada pelo espírito da inteligência, pelo espírito da ciência, pelo espírito do bom conselho que invocas em vossa liturgia; "veni creator spiritus"!
O SACERDOTE — Este espírito não é o dos praticantes da magia.
ELIPHAS LEVI — É dos magos que vieram do Oriente, guiados por uma estrela. Não julgues, padre, o que não conheces e se queres criticar-me razoavelmente, lê; primeiro os meus livros.
O SACERDOTE — Não criticam-se autores como tu; queimam-se!
ELIPHAS LEVI — Heis aí o teu último argumento; o dos inquisidores.
O SACERDOTE — Falo só dos teus livros; quanto a ti, é o inferno que te queimará.
ELIPHAS LEVI — Não notas que falando assim me maldizes? Pois bem, eu te bendigo, e, vendo-te atiçar-me, por vossa cruel esperança, o fogo do inferno, penso em João Huss que, vendo uma pobre velha trazer lenha para sua fogueira, exclamou: "Sancta Simplicitas"! Qual de vocês é mais cristão?
O SACERDOTE — Dado que tomas o bem pelo mal e o mal pelo bem, deixo-te com vosso empacamento.
ELIPHAS LEVI — E eu, como não pude iluminar-te, me vejo obrigado a deixar-te com tua cegueira.


Fonte: http://mucheroni.hpg.com.br/religiao/96/outros/sabio.htm


Kadu Santoro

domingo, 23 de janeiro de 2011

Diálogo entre Eliphas Levi e um doutor


SÉTIMO DIÁLOGO

UM DOUTOR e ELIPHAS LEVI

O DOUTOR — Aceito tuas teorias religiosas que são, mais ou menos, as de Emílio Burnouf e Vacherot. Não confundo a exaltação religiosa que produz o fanatismo com o sentimento religioso que pode perfeitamente acordar-se com a ciência e com a razão; acho, como tu, que existe na palavra catolicidade uma promessa de porvir que quer dizer síntese e solidariedade universais: porém, parece-me evidente que esta grande e última transformação religiosa não possa se cumprir senão fora do catolicismo oficial, como o cristianismo não pode se manifestar e triunfar senão fora da sinagoga.
ELIPHAS LEVI — Se a síntese é verdadeiramente católica, ou seja, universal, não exclui nem a Igreja oficial nem a sinagoga; deve pelo contrário, reuni-las e reconciliá-las. As divisões e subdivisões religiosas têm sido os resultados do espírito de análise necessário a crítica; o espírito de síntese, pelo contrário, tem como tendência reunir tudo e coordenar tudo. Depois de haver criticado, o espírito humano julgará e o veredicto definitivo jogará ao céu simbólico as suas nuvens; a humanidade formulará seu dogma e dirá: "aqueles que me alimentaram quando tinha fome, socorrido quando sofria, esses são os benditos de meu pai; e, aqueles que, pelo contrário,oprimiram-me e tornaram-me miserável, são os malditos".
É então que os "publicamos" e as meretrizes entrarão antes dos fariseus no reino de Deus e que se apreciarão em seu justo valor os méritos dos vivos e os dos mortos; existirá então uma moral certa e invariável e a política cessará de ser a ciência da mentira; os direitos serão
provados e equilibrados pelos deveres, seja entre as nações, seja entre os homens. Isto deve ser; e em conseqüência, será certamente.
O DOUTOR — Gosto da tua forma, tão engenhosa quanto heterodoxa, de explicar a parábola profética do juízo final; porém, devo confessar, creio muito pouco que oshomens cheguem a este acordo definitivo. Se tivesse de ser, seria já há muito tempo; as luzes não faltaram, nem as exortações dos grandes homens; porém, as paixões rivais e o antagonismo dos interesses tem impedido, impedem ainda e impedirão sempre aos homens porem-se de acordo.
ELIPHAS LEVI — Não pretendo que, quando a grande síntese religiosa e social tiver sido proclamada e reconhecida, os homens tornem-se perfeitos, nem sequer penso que todos se inclinem ante a evidência desta grande luz; tem havido idólatras no mundo e mesmo entre os hebreus depois da revelação de Moisés; a Lei Cristã foi promulgada há dezenove séculos e a caridade não reina ainda sobre a terra porque essa palavra divina que encanta os corações não recebeu ainda explicação suficiente. É pela solidariedade que a caridade se explica; pois bem, solidariedade e o socialismo, última palavra do cristianismo; é a propriedade de cada um para todos e de todos para cada um.
Então não se definirá mais a propriedade como o direito de usar e de abusar e se abaterá frente a razão e a moral esta concepção monstruosa do direito e do abuso. Esta revolução se cumprirá, digo, porque já está realizada no mundo da inteligência e do progresso que é também o da ciência e da fé.
O DOUTOR — Tem força e verdade o que dizes; porém talvez concedes demais à fé e não muito à ciência; a ciência não aceita os milagres, que atribuís ao magnetismo ou magia, não admite as tuas ciências ocultas. Os prodígios, para ela, não existem, nem supõe que alguma coisa se faça fora das leis da natureza.
ELIPHAS LEVI — Eu não o suponho tampouco, porém, não vejo que todas as leis da natureza
sejam conhecidas nem que tão pouco aquelas que se conhecem, tenham sido estudadas ainda o
suficiente, sobretudo em suas aplicações particulares. Enquanto que fatos certos e incontestáveis não tenham sido explicados, a ciência não terá dito a última palavra.
O DOUTOR — Não há fatos certos e incontestáveis senão os fatos científicos.
ELIPHAS LEVI — Quais são os que chamas de científicos?
O DOUTOR — Chamo de científicos os fatos que se produzem e devem produzir-se em virtude de
certas leis determinadas pela ciência.
ELIPHAS LEVI — Então, os fenômenos elétricos não eram fatos certos e incontestáveis antes que a ciência houvesse reconhecido a existência da eletricidade?
O DOUTOR — Não, sem dúvida; porque eles não pertenciam ainda a ciência, que a única que dá a certeza. Necessário era estudá-los com prudência; porém, não havia o direito de afirmá-los positivamente.
ELIPHAS LEVI — As ciências ocultas são uma religião e a religião não deve jamais confundir-se com a filosofia.
O DOUTOR — Dizes então que és um místico e não tomas o título de Doutor.
ELIPHAS LEVI — É um título que têm-se-me dado às vezes; chama-me místico se te parece bem; mesmo que esta qualidade dificilmente harmonize-se comigo; eu não o aceitei jamais e não o pretendo ainda; sou aquele que escreve sobre os mistérios da natureza; não me ofenderei; amo e estimo por demais a ciência para querer brigar com aqueles que a representam e a honram.


Fonte: http://mucheroni.hpg.com.br/religiao/96/outros/sabio.htm


Kadu Santoro

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Diálogo entre Eliphas Levi e um médico


SEXTO DIÁLOGO

UM MÉDICO e ELIPHAS LEVI

O MÉDICO — Queres permitir que te tome o pulso?
ELIPHAS LEVI — Parece-te que tenho febre?
O MÉDICO — Oh! Não te quero comparar a Basílio, apesar de que não podes impedir-nos de trabalhar um pouco para ele.
ELIPHAS LEVI — Como assim?
O MÉDICO — Oh! Bem o sabes. És um livre pensador e queres que os dogmas absurdos sejam
respeitados para maior satisfação de Basílio.
ELIPHAS LEVI — Não creio que Basílio seja um grande partidário dos dogmas explicados pela
filosofia.
O MÉDICO — E Basílio tem razão, porque um dogma explicado é um dogma morto; não se estuda mais a anatomia senão sobre os cadáveres; não se dissecam os vivos.
ELIPHAS LEVI — Tua comparação é falha Doutor; porque os dogmas são espíritos e o espírito não poderia morrer para ser dissecado como os corpos. Achar a palavra de um enigma não é suprimir seu texto, seguidamente engenhoso. Esclarecer e por acaso destruir?
O MÉDICO — Quando a esfinge é adivinhada, torna-se morta; introduzir uma luz em uma lanterna de papel de seda é atear fogo à lanterna. Um mistério explicado deixa de selo; a fé e o sonho da ignorância; quando alcança-se a ciência, o espírito acorda e o sonho para; sonhar acordado é estar louco e é a isto que queres conduzir-nos; no entanto, como me parece que és de muito boa fé, duvido da tua saúde e venho tomar-te o pulso.
ELIPHAS LEVI — Doutor, acreditas na medicina?
O MÉDICO — Não, por certo que não acredito nela. Estudei-a e tenho a pretensão de conhecê-la.
ELIPHAS LEVI — E os aforismos desta ciência não te pareceram jamais duvidosos?
O MÉDICO — Jamais; quando a sua verdade me é demonstrada.
ELIPHAS LEVI — Rejeitas tudo o que não está demonstrado?
O MÉDICO — Não o estudo, porém, não creio em nada antes de saber.
ELIPHAS LEVI — Porém quando se sabe, tem-se deixado de crer; por conseguinte, jamais acreditastes em nada; não credes em nada e jamais crerás em nada. Se isto é certo, compadeço-me de ti, Doutor, porque não amaste nunca e não amarás jamais.
O MÉDICO — Oh! Nada de sentimentalismo místico! Amo a minha mãe e aos meus filhos porque sei.
ELIPHAS LEVI — Sim, sabes e sabias tudo aquilo, porém nada de tudo aquilo te foi demonstrado e não pode ser demonstrado ainda. Não poderia ter sido trocado de ama? Tua mulher e teus filhos...
Crês e tens razão em crer na fidelidade da primeira e na legitimidade dos últimos; porém tudo isto, Doutor, não é ciência, é fé.
O MÉDICO — É uma fé razoável!
ELIPHAS LEVI — Heis aí a palavra que eu desejava fazer-te dizer; fé razoável; é a palavra de São Paulo e é também a minha. Não peço outra coisa.
O MÉDICO — Não confundamos! Falo da fé humana e natural, que é essencialmente razoável; tu, pelo contrário, falas da fé religiosa e sobrenatural, necessariamente absurda porque supõe uma revelação do infinito ao finito por meio do mistério eternamente incompreensível do qual há que se adorar a fórmula sem procurar jamais seu sentido, o que eqüivale a dizer que Deus proíbe aos homens a razão e impõe-lhes a demência. Que é um louco, na realidade? É um homem que crê nas alucinações de seu cérebro mais que no bom senso de todos; é um crente extravagante e obstinado que opera segundo o que imagina e não em conseqüência do que vê desafio-te a não reconhecer neste retrato os pretensos santos de tua igreja católica.
ELIPHAS LEVI — Desejaria ser louco como São Vicente de Paula.
O MÉDICO — Oh! E quanto a esse! Sabes o que dele tem-se dito com muita fineza; era um bom homem, ao qual prejudicaram muito canonizando-o.
ELIPHAS LEVI — És intratável; porém ensaiemos outro arrazoamento: admites que o sentimento religioso existe nos homens e que é um fato fisiológico com o qual a ciência deve contar?
O MÉDICO — Sim, reconheço a existência desta doença em um grande número de homens e estou em condições de provar-te que possuem os caracteres completos da alie nação mental.
Reconheço pela causa o desgosto pela realidade e o desejo melancólico pelas quimeras, uma ambição desmedida e uma presunção que faz crer ao homem que pode se apropriar da eternidade e da imensidão, domínio de um Deus que o homem representa como sua própria imagem acrescentada; e, enchendo o céu com as suas proporções colossais. O homem tomado deste mal usa os meios mais diretamente opostos ao fim à que se propõe; quer ser imortal e deixa-se morrer todos os dias; quer ser objeto das predileções de Deus e volta-se odioso e insuportável aos homens, mesmo aos mais imperfeitos. Censura, molesta e atormenta aos demais, sob o pretexto de amá-los; no fundo não os ama mais que as suas crenças, não admite que se as discuta; a contradição sobre este assunto tornam furioso, foge daqueles o que quiserem desenganá-lo e toma-lhes medo, como os alienados o fazem com os médicos.
ELIPHAS LEVI — Disseste tudo? Não me falarás um pouco também das matanças cometidas sob
o pretexto da religião, dos autos de fé e de São Bartolomeu? Sei tudo isto tão bem como tu; afetai-te como o fazem sempre os adversários dos crentes, para confundir com a religião, a superstição e o fanatismo, pelo que toda a gente honesta tem aversão.
O MÉDICO — A superstição e o fanatismo são o absoluto em religião; os crentes razoáveis são mornos; o homem que segue as luzes do bom sentido opera como um filósofo e não como um devoto; um dogma absurdo exige um culto insensato. Falai-me dos estilistas, dos encouraçados, dos silenciários, dos que andam descalços, dos mortos de fome, de São Cucufin, de São Labre: eis aqui os verdadeiros crentes! E não digas que abandonastes estas pessoas; são as preferidas da tua Igreja que tem predicado sempre e ainda predica a santa loucura da cruz.
ELIPHAS LEVI — Eram homens de outro século; os tempos mudaram e os costumes também.
O MÉDICO — Só os dogmas são imutáveis. Tal é, ao menos, a pretensão dos crentes; porém mudam sempre em sentido inverso das idéias e dos costumes.
ELIPHAS LEVI — Que entendes por isso?
O MÉDICO — Entendo que os dogmas, para imobilizarem-se, materializarem-se cada vez mais, à medida que o progresso das ciências tendem a explicá-los espiritualizando-os em maior proporção. A teologia oficial é a ciência de embalsamar as crenças mortas e mudar em múmias os símbolos outrora viventes.
ELIPHAS LEVI — Estás errado ao dizer embalsamar; tua expressão lembra-me os perfumes de Roma, desse muito odorífico Veuillot; se lestes os meus livros, deves saber que penso como vós sobre o farisaísmo antigo e moderno, sobre a falsa teologia, etc.; porém, tudo isto não é a verdadeira religião.
O MÉDICO — É como se dissesses que o que se faz, combina-se e prepara-se em todos os escritórios da Europa, não é a verdadeira política.
ELIPHAS LEVI — Não seria conveniente para ti desafiar-me demais em dizê-lo.
O MÉDICO — Então fica entendido, não há outra política senão a que sonhas, não há outra religião que o teu misticismo pessoal, azul para iluminar as nuvens que não te parecem de boa cor. Sinto haver-te feito falar tanto, pois isto te exalta e te prejudica; deixa dormir um pouco teu farrapo de ciências ocultas; não fiques só, faz exercícios, te submetas a um regime refrescante e sobretudo não fumes demais.
ELIPHAS LEVI – (Rindo) — Obrigado por vossa receita Doutor; creio que teus conselhos são bons e desejaria dar-te, por minha vez, algumas prescrições higiênicas; porém, desafortunadamente considero-te incurável.
O MÉDICO — Porque?
ELIPHAS LEVI — Porque não estás doente.
O MÉDICO — Assim, consideras que tenho ganha a causa e que te converti.
ELIPHAS LEVI — Oh! Nada disto, tu não estas doente; porém, te falta um sentido; vês muito bem, porém não enxergas senão com um só olho; tudo isto moralmente, bem entendido.
O MÉDICO — O olho que me falta não será casualmente o que Victor Consideránt queria pôr na extremidade de uma cauda?
ELIPHAS LEVI — Pode ser Doutor; e visto que ris, a nossa conversa está terminada.


Fonte: http://mucheroni.hpg.com.br/religiao/96/outros/sabio.htm


Kadu Santoro

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Diálogo entre Eliphas Levi e um protestante


QUINTO DIÁLOGO

UM PROTESTANTE e ELIPHAS LEVI

O PROTESTANTE — Senhor, escreveste isto em um de teus livros: "Eu sou mais católico que o Papa, mais protestante que Lutero". Qual pode ser o sentido destas estranhas palavras?
ELIPHAS LEVI — Isto quer dizer que considero como admissíveis à comunhão universal todos àqueles a quem o Papa excomunga e que protesto contra as fantasias dogmáticas de teu mestre, Martin Lutero.
O PROTESTANTE — Pretenderias então fundar uma nova seita?
ELIPHAS LEVI — Pelo contrário; desejaria fundir todas as seitas em uma fraternal unidade.
O PROTESTANTE — Podes acreditar que o Papa te aprovará?
ELIPHAS LEVI — O Papa não me censurou ainda.
O PROTESTANTE — E se ele censurasse?
ELIPHAS LEVI — Eu aprovaria sua censura de antemão.
O PROTESTANTE — Então ris dele e de nós?
ELIPHAS LEVI — Não rio de ninguém. A Igreja Romana tem declarado que a razão é inseparável da fé, que se pode e se deve levar aos homens a fé pela razão e eu não falo outra coisa; não é, pois, o fundo da minha doutrina que o Papa poderia censurar, senão só algumas revelações dos mistérios do ocultismo, que poderia achar perigosas e intempestivas.
O PROTESTANTE — Teria, por certo, muita razão. Porque misturas continuamente a religião e as ciências ocultas? Anuncias livros de magia e escreves livros de religião. Que podem ter em comum a Bíblia e o Grimório?
ELIPHAS LEVI — Os Grimórios compõem-se de evocações e de orações, supõe um dogma e contém um ritual; as ciências ocultas têm como ponto de partida uma teologia secreta que é a Cabala; elas iniciam nos mistérios de uma taumaturgia cerimonial análoga aos sacramentos da Igreja; vês pois, que não se podem ensinar as ciências ocultas sem falar-se muito da religião.
O PROTESTANTE — Porque escolheste a proclamas como a melhor, entre todas as religiões, aquela que mais energicamente condena a magia?
ELIPHAS LEVI — Porque é a única que é incontestavelmente dogmática e realmente taumatúrgica; porque a religião romana é a magia hierarquicamente constituída que reprova e deve reprovar os feiticeiros como competidores sem diploma; porque só os sacerdotes católicos são verdadeiros encantadores, evocando ao próprio Deus e forçando-o a descer das suas alturas, devolvendo a inocência aos culpáveis, apagando com uma palavra as sentenças de morte eterna, abrindo e fechando a seu gosto o céu e dispondo da eternidade.
O PROTESTANTE — As coisas que admiras na Igreja Católica são precisamente aquelas que a tornam abominável; seus sacerdotes não são, para nós, mais que os encantadores do Faraó, e ao invés de viver com eles, preferimos sofrer com Israel no deserto.
ELIPHAS LEVI — Tens o cetro de Moisés? Temo que um bom dia te encontres sem Deus e que
por fadiga de uma religião sem eficácia, dançarás como tantos outros em torno do bezerro de ouro. Vê ao que chegou a Inglaterra; enjoa-se mortalmente em meio das suas riquezas e o pauperismo a corroe. A Alemanha pode muito bem expandir-se: não converterás jamais o mundo inteiro ao culto do "chucrut" e da cerveja, sua nebulosa filosofia; passando por Kant e por Hegel, chegou a uma desesperante escuridão. Por outro lado, nos países protestantes, a vida das almas retarda-se e todos os cuidados do homem dirigem-se às coisas puramente temporais. Beber bem, comer bem, alguma coisa certa: porém, o homem não vive só de pão, como também o diz nosso grande mestre.
O PROTESTANTE — Não temos nós a Bíblia e o Evangelho?
ELIPHAS LEVI — Sim, tens e a fazes traduzir em todas as línguas para que seja lida pelos selvagens; aqueles que os mais sábios dentre nós mal compreendem ou não compreendem absolutamente nada. A Bíblia! Esta Babel da antigüidade oriental; este livro sobre o qual
empalideceram-se os eruditos de tantos séculos, esta enciclopédia abstrata, que um dos nossos grandes poetas chama com razão de um terrível mar semeado de escolhos! Heis aí o que colocas entre as mãos dos ignorantes e dos idiotas, dizendo-lhes: "Tomai, heis aqui a palavra de Deus, cabe a vós compreender julgar e fazer para vós uma regra de consciência". Por isso quantas interpretações absurdas! O Protestantismo e como uma grande casa de alienados, cheia de celas, as quais Ihes chamam seitas; uns são medrosos, outros dançarinos, muitos são epilépticos, outros imóveis e taciturnos; e talvez, é em nome da razão que chamas ao livre exame; porém, o que é a liberdade sem leis? Não é a mesma coisa que a razão sem autoridade, essa rival impotente da autoridade sem razão?
O PROTESTANTE — Posto que Deus tendo falado na Bíblia, devia querer ser compreendido e inspirar-nos ele mesmo o verdadeiro sentido das suas palavras.
ELIPHAS LEVI — Se Deus tem a obrigação de inspirar-nos, não tens já necessidade da Bíblia. São todos profetas e teus sonhos são toda a lei.
O PROTESTANTE — Porém, se não me engano, tu mesmo interpretas a Bíblia de outra forma da que os Doutores Católicos.
ELIPHAS LEVI — A Bíblia tem um sentido oculto, cuja ciência tradicional chama-se Cabala, entre os Hebreus. Esta ciência era conhecida pelo apóstolo São João e pelos padres mais sábios da primitiva igreja; eu não a inventei e não ensino nada que venha de mim; isto é o que faz a minha força e minha confiança, isto é o que me dá o direito de chamar católicos mal lluminados aos católicos melhor instruídos. Podes provar-me que estou errado?
O PROTESTANTE — Não, porque não posso seguir-te em tuas buscas; porém, guardarei as minhas convicções.
ELIPHAS LEVI — Não pretendo tirá-las; a controvérsia jamais converte a ninguém; alguém se
apoia nas idéias que quer defender e se obstina mais nelas à medida que o ataque é mais forte; as convicções apoiam-se ou mudam-se por si mesmas, a medida que a razão cresce e que a luz se faz...
O PROTESTANTE — Desejo que ela se faça para ti.
ELIPHAS LEVI — Restituo-te o mesmo desejo.


Fonte: http://mucheroni.hpg.com.br/religiao/96/outros/sabio.htm


Kadu Santoro

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Diálogo entre Eliphas Levi e um Israelita


QUARTO DIÁLOGO

UM ISRAELITA e ELIPHAS LEVI


O ISRAELITA — Tendo ouvido a tua conversa com esse ateu, constato com prazer que liquidas os erros do cristianismo.
ELIPHAS LEVI — Sim, sem dúvida; porém, é para defender suas verdades com maior energia...
O ISRAELITA — Quais são as verdades do cristianismo?
ELIPHAS LEVI — As mesmas que as da religião de Moisés, mais os sacramentos eficazes com a
fé, a esperança e a caridade.
O ISRAELITA — E mais ainda a idolatria; ou seja, o culto que devido a Deus, rendido a um homem e até à um pedaço de pão. O sacerdote colocado no lugar do próprio Deus e condenando ao inferno aos Israelitas, ou seja, os adoradores do verdadeiro Deus e os herdeiros da sua promessa.
ELIPHAS LEVI — Não, filho dos nossos pais; nós não pomos nada no lugar de Deus. Cremos, como tu, que sua divindade é única, imutável, espiritual e não o confundimos com as suas criaturas.
Adoramos a Deus na humanidade de Jesus Cristo e não à essa humanidade no lugar de Deus. Existe entre nós um mal entendido que dura muitos séculos e que tem feito derramar muito sangue e muitas lágrimas. Os pretensos Cristãos que te perseguiram eram fanáticos e ímpios, indignos do espírito daquele Jesus que perdoou aos que o crucificaram e morreu dizendo: "Perdoai-os, meu pai, pois não sabem o que fazem". Nosso dogma, por outro lado, não começa com Jesus Cristo; ele está contido completamente nos mistérios da Cabala, cuja tradição remonta-se até ao Patriarca Abraão. Nosso Homem-Deus é o tipo humano e divino do Zohar realizado num homem vivo. Nosso Verbo encarnado chamado Logos por Platão e por São João, O Evangelista, quer dizer: razão manifestada pela palavra; chama-se Hochmah na doutrina das Sefirots.
O ISRAELITA — Interrompo-te aqui e de claro que, entre nós, a Cabala não é autor idade. Não a conhecemos mais, porque foi profanada e desfigurada pelos Samaritanos e pelos Gnósticos Orientais.
Maimônides, uma das grandes luzes da sinagoga, considera a Cabala como inútil e perigosa; não quer que nos ocupemos dela; quer isto sim, que nos atenhamos ao símbolo, do qual ele mesmo formulou os treze artigos no Sefer Thorá, aos profetas e ao Talmud.
ELIPHAS LEVI — Sim, porém o Séfer Thorá, os profetas e o Talmud são ininteligíveis sem a Cabala. Direi mais: estes livros sagrados são a própria Cabala escrita em hieróglifos hieráticos, ou seja, em imagens alegóricas. A escrita é um livro fechado sem a tradição que a explica; e, a tradição é a Cabala.
O ISRAELITA — Heis aí o que nego. A tradição é o Talmud.
ELIPHAS LEVI — Dizes que o Talmud o véu da tradição; a tradição é o Zohar.
O ISRAELITA — Podes prová-lo?
ELIPHAS LEVI — Sim, se tiveres a paciência de escutar-me; pois teria que razoar bastante, citar e comparar autores, apreciar o que dizem Franck e Drach, dois sábios cabalístas que não estão de acordo; explicar o Gêneses e Ezequiel, buscar neste último a chave do Apocalipse de São João, analisar a Mischna e ver em que difere essencialmente da dos Gemarah, aplicar aos sete primeiros capítulos do Gêneses as chaves alfabéticas e numéricas do Sefer Yetzira, voltar aos livros dogmáticos do Zohar, estudar a fundo o Siphra Di-Tzeniutha com as explicações do grande e pequeno Sínodo.
Tudo isto leva tempo, que, te dedicaria com boa vontade se esperasse ser-te útil e pediria uma atenção longa e contínua, que seguramente, não ma darias.
O ISRAELITA — Porque?
ELIPHAS LEVI — Porque não sou um rabino, nem sequer um Israelita; pelo menos, como o acreditas.
O ISRAELITA — Como o creio! E estou bem seguro disso.
ELIPHAS LEVI — É inútil que fale por mais tempo, pois escutar-me-ias com uma desconfiança que aumentaria com a mesma força das minhas razões. És ainda por demais judeu! Venha visitar-me quando duvidares da tua religião que te mostrarei a nossa.


Fonte: http://mucheroni.hpg.com.br/religiao/96/outros/sabio.htm


Kadu Santoro

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Diálogo entre Eliphas Levi e um panteísta


TERCEIRO DIÁLOGO

UM PANTEÍSTA e ELIPHAS LEVI

O PANTEÍSTA — É impossível conceber um Deus que seja outra coisa que a universidade dos seres.
ELIPHAS LEVI — Muito bem. És um discípulo de Espinoza, e te direi, no entanto, que nunca existiu e que não existe outro Espinoza senão que a coleção das obras deste filósofo.
O PANTEÍSTA — Esta é uma brincadeira de mau gosto. Bem sabemos que são homens que fazem os livros e que os "in-folio" não gravitam por si mesmos no espaço. Porém, não acontece o mesmo com os mundos; a lei fatal do movimento equilibrado os produz e pode destruí-los nas revoluções necessárias do Universo eterno.
ELIPHAS LEVI — Assim o nosso universo é fatal; é, por conseqüência, cego e surdo como a fatalidade. Como, pois, pode dar-nos a inteligência que não possui?
O PANTEÍSTA — O universo é inteligente e é por isso que o chamo de Deus.
ELIPHAS LEVI — Acreditas que no homem é o corpo o que produz o fenômeno do pensamento?
O PANTEÍSTA — Sinto o pensamento em minha cabeça e sei que ele se produz no meu cérebro.
ELIPHAS LEVI — Sim, como a música sobre um violino.
O PANTEÍSTA — Oh, vamos devagar! Queres dizer que nossa alma serve-se do cérebro como de um instrumento; porém, este instrumento só os anatomistas conhecem seu mecanismo? A criança que começa a pensar nem sequer sabe que possui um cérebro e não se imagina em utilizar suas fibras e seus recursos. O cérebro funciona, pois, por si mesmo, sob o duplo impulso da natureza e da vida.
ELIPHAS LEVI — O sentido, comum assegura-nos que, nosso cérebro é alguma coisa, porém não é alguém. É algo do qual alguém determinou a forma e o uso e, se existem instrumentos que parecem tocar sozinhos, estes instrumentos não revelam senão a existência de um mecânico hábil e de uma música que o instrumento não inventa.
O PANTEÍSTA — Penso que é como dizes, porém, para mim, o grande mecânico e o músico das
harmonias da natureza, é o imenso, o eterno universo, que é pela própria necessidade de ser, que é infinito, ao qual atribuís as funções inúteis do Criador. A palavra criação, por outro lado, é um absurdo; sim se supõe que do nada pode sair algo; a substância é uma, infinita, eterna; as criações sucessivas e expontâneas não são mais que manifestações de aparências; combinações físicas; todas as ciências naturais tendem hoje a demonstrá-la. Tu mesmo estas constrangido em admiti-lo e não acreditas já no Deus despótico e caprichoso da Idade Média; no Deus inimigo da natureza, no Deus da vingança e dos milagres. Consideras a Deus como a alma do universo, a alma diferente do corpo, dizes; porém, inseparável, acrescentarei, já que Deus não pode morrer. Sem o fenômeno da morte que deixa o corpo inerte e gelado, o homem seria indivisível e não se diferenciaria sua alma do seu corpo. Não é, com efeito, a alma só que vive; é todo o homem, inteiro; e o pensamento é a luz da vida.
Não diferenciamos, pois, a alma do universo, do universo mesmo; o universo é o grande todo, inteligente e visível. Quando pensa, se lhe chama espírito, quando toma uma forma é matéria; porém, a matéria e o espírito não são dois seres, são duas formas de existência. A substância eterna e infinita é a gênese do pensamento e da forma; não fora de si mesma onde não existe nada, senão em si mesma e por si mesma. É a isto que chamamos Deus.
ELIPHAS LEVI — Deixei que falasses e penso como tu sobre muitos pontos; porém, não admitirei jamais que Deus seja o universo, porque isto me devolveria à idolatria dos séculos ignorantes em que adorava-se o Sol e a Lua; tudo é de Deus, com certeza, porém, tudo não é Deus e a liberdade humana não deve deixar-se absorver pela grande fatalidade Divina que pareces admitir. Se tudo fosse Deus, o homem não seria responsável por nada e a moral seria uma quimera. Que idéia, então, nos caberia a Sabedoria Divina, os erros e as tolices humanas? Se entretanto fossemos absurdos, Deus seria ridículo. Deus mesmo seria o autor do mal e assim negar-se-ia a si mesmo; ou, a palavra de Deus não teria já sentido razoável. Deixemos ao deus Pan dos antigos, suas flautas e seus cornos.
Quando Jesus, morrendo sobre a Cruz, tinha proclamado a inviolabilidade da consciência humana e a liberdade da fé, confirmada pelo direito ao martírio, um piloto misterioso, chamado Thamuz, gritou às ilhas que o grande Pan havia morrido e escutaram-se vozes confusas que choravam o gigante da mitologia antiga. Deus, na humanidade, acabava de triunfar sobre a fatalidade e sobre a morte e a humanidade volta-se Divina, não por usurpação sacrílega ou por confusão das naturezas, senão por uma sublime aliança.
O PANTEÍSTA — Detém-te e não prolongues estas frases de sermão. És livre para elogiar ainda o Cristianismo; porém, ele é o que agora está morto e o grande Pan ressuscitou. O Cristianismo foi uma doença do espírito humano e faltou pouco para que a nossa pobre terra se tornasse uma morada de loucos; a demência da fé cega colocada acima da ciência e da razão, a dor preferida ao prazer, a miséria à riqueza, o celibato contra a natureza esgotando as fontes da fecundidade, o fanatismo feroz se impondo pelo ferro e o fogo, a autocracia dos sacerdotes, o embrutecimento dos homens, a miséria dos povos; eis aí o Cristianismo. Ele é julgado pelas suas próprias armas.
ELIPHAS LEVI — Assim, segundo tu, fez-se bem em crucificar a Jesus Cristo, e se Nero tivesse conseguido extirpar o Cristianismo, teria sido ele o verdadeiro salvador do mundo?
O PANTEÍSTA — Nada prova a existência histórica de Jesus Cristo. O Cristianismo é uma corrente de idéias que não provém de um só homem e tu mesmo tens afirmado e provado que o Cristo dos Evangelhos é uma figura simbólica do homem liberado dos servidões legais, sacrificando-se livremente pelo triunfo da verdade e da justiça. Segundo o mito sagrado, seu sacrifício era necessário para a salvação do mundo e os que o crucificaram foram os executores da alta justiça de Deus. No que se refere a Nero e a outros perseguidores, são universalmente condenados pela consciência humana. A verdade não deve impor-se pelo temor, deve provar-se pela razão; porém, os pagãos, os judeus e os cristãos foram todos igualmente fanáticos; e, de vítimas que foram desde o começo, tornaram-se verdugos desde o momento em que puderam sê-lo com impunidade. Nero não é mais espantoso do que São Domingos; Torquemada e Domiciano; e ainda há gente que chora a ausência das dragonadas. Conheces, por outro lado, a célebre máxima atribuída ao rei Luiz Felipe: "A responsabilidade só existe quando não se triunfa".
ELIPHAS LEVI — Aceito esta máxima. Que é, com efeito, uma coisa conquistada? É a coisa bem feita. Fazer bem é triunfar; e, aquele que não triunfa, é mais ou menos responsável por sua torpeza.
As coisas, na realidade, estão de tal forma ordenadas pela Sabedoria Suprema que o mal não poderia ter um êxito real e durável, e que o bem, apesar de todas as demoras e de todos os obstáculos, chega sempre a seu fim. Falas do mal que se produziu a propósito do Cristianismo. Este mal passou em parte, e o que dele resta, passará. Porém, o bem ficou e ficará. Não é em nome de Torquemada, e sim em nome de Vicente de Paula que as irmãs de Caridade cuidam dos pobres órfãos. Alexandre VI não publicou jamais uma constituição apostólica justificando o envenenamento e o incesto. A religião é santa, os homens é que são maus.
O PANTEÍSTA — Não, senhor, os homens não são maus. Falando assim, calunias a tua mãe; a santa e divina natureza; porém reflete e te ressentirás de tua deplorável educação clerical. Sabes o que tornava mau Alexandre VI? É que ele se achava o vigário e o representante de Deus, que queima eternamente seus inimigos; no entanto os inimigos do Papa, aos olhos do Papa, não são os inimigos de Deus? O veneno dos Bórgias era uma pena muito doce comparada com os suplícios do Inferno; e, quem sabe se este indulgente vigário de J. O. não dava indulgências para o outro mundo às suas garrafas de vinho de Siracusa. Diz-se que envenenava as hóstias; era uma forma de torná-las ativamente indulgentes para a boa morte; não era ele o mestre dos mestres e o rei dos reis? Não era ele infalível, o que quer dizer, certamente, impecável? Ah! não nos fales de tuas perniciosas crenças; elas conduzem à apoteose de um novo Nero, sempre que este, no lugar da coroa dos Césares, leve a tiara dos pontífices. Não canonizaste o horrível e sangrento Chisleri?
Vosso Veuillot não verte ainda lágrimas de crocodilo sobre a abolição dos autos de fé? Oh! se esta gente retomasse por um instante o poder, como nos arrojariam a todos com nossos filhos e nossas mulheres, sob as rodas do carro carcomido que arrasta ainda seu implacável Jaggrenat! Não te declares mais católico; tu que és um livre pensador, ou cuidas que a santa inquisição de Roma não te peça conta de tuas obras! Deixa esse Vaticano do qual os deuses partiram há muito tempo, de onde até os ratos começam a fugir e sobre o qual se formam, desde a vitória de Mentana, nuvens de corvos e de abutres.
ELIPHAS LEVI — Alto lá, senhor! Se há corvos no Vaticano, há também águias. É a França que tem à Roma, e Roma tarde ou cedo, deverá contar com a França que marcha, como o sabes, à cabeça da civilização e do progresso. Segundo os sectários de Veuillot, que os abandonou, o Papa seria a reação e a compreensão divinizada; porém, não será assim. O Papa será ou não será; eu acredito que deve ser e que não pode ser senão o Evangelho coroado.
O PANTEÍSTA — Estas ainda nisto e não vês que o Evangelho foi superado há muito tempo pelo bom senso e pela ciência. Existem coisas boas no Evangelho, bem o sei; é a boa semente misturada à ancinho. Porém, há também ensinamentos bárbaros e doutrinas deploráveis, assim, perdoar a seus inimigos para que Deus os castigue ainda mais; não resistir ao mal; odiar seu pai e sua mãe, odiar-se a si mesmo, o que dá um sentido estranho ao conceito de amar ao próximo como a si mesmo; alentar a preguiça pela esmola e a injustiça pelo abandono voluntário do que de ti se quer roubar; preferir o isolamento estéril à vida familiar, odiar ao mundo e fazer-se odiar por ele; pois bem, o mundo, no sentido do Evangelho, é a sociedade dos homens.
Matar ante o rei, ou melhor, ante Deus àqueles que não querem que seu filho, ou seja, Jesus Cristo, representado pelo Papa, reine sobre eles; abjurar da sua razão, quebrantar seus efeitos, adorar a humilhação e a dor, eis aqui fundo destes evangelhos, tão insípidos; o resto, ou seja, os preceitos verdadeiramente morais, pertencem à filosofia de todos os séculos. Eis aí, o fundo da religião Cristã, na verdade; um homem razoável não pode hoje nem defender publicamente nem admitir em segredo, semelhante religião! O catolicismo deixou de ser uma Igreja; é uma seita e a mais horrível de todas as seitas. Até o protestantismo já não tem razão de ser e vai dissolvendo-se dia a dia no panteísmo que é a única religião universal e verdadeira.
ELIPHAS LEVI — Muito bem. Então tudo é Deus, eu sou Deus, tu és Deus, a tolice é Deus, o crime é Deus e por conseguinte, segundo tu, até Veuillot é Deus; o clericalismo é Deus e o Papa é Deus.
O PANTEÍSTA — Nada de brincadeiras indignas de ti. Deus é a afirmação e não a negação de todas as coisas; é o que é e não o que pretende ser; é a verdade e não a mentira: não tendes dito tu
mesmo que o mal não tem existência real?
ELIPHAS LEVI — Absolutamente, sem dúvida! Porém, há no relativo uma existência demasiado
real, já que opera contra o bem. Logo, esta ação, segundo tu, vem de Deus?
O PANTEÍSTA — Sim, como a tua sombra vem do teu corpo e como as doenças vêm da saúde.
ELIPHAS LEVI — Então teu Deus esta enfermo quando os homens fazem o mal; e, quando dizem mentiras é o espírito de Deus que lhes empresta a sua sombra?
O PANTEÍSTA — A luz precisa da sombra para produzir as formas visíveis, e o que chamas de mal é necessário para o triunfo do bem. Deus faz sombra para manifestar sua luz e não se mostra como luz senão para justificar sua sombra; eis aqui o que quer dizer o vosso mistério de redenção, eis aqui a razão de ser do diabo, que é a máscara de sombra da face esplêndida de Deus, eis aqui o equilíbrio do céu e do inferno, eis aqui o Satã do livro de Job recebendo do mesmo Deus a missão de atormentar ao justo; eis aqui porque teus símbolos relatam que Jesus Cristo desceu aos infernos?
ELIPHAS LEVI — Então, há mais culpáveis? Todos os homens são inocentes; os anjos das trevas são os servidores da máscara Divina, a penalidade é uma injustiça, a moral é uma trapaça estendida aos débeis para fazê-los escravos dos fortes, os malvados são os mais poderosos auxiliares da virtude e o justo lhes deve suas coroas? Não sentes, senhor, que a doutrina tão monstruosa é subversiva de toda ordem e que, por conseguinte, é contrária a toda verdade, porque a ordem é a verdade e o que é desordem é a mentira?
O PANTEÍSTA — O que dizes provêm do teu sistema de ocultismo, porém, no fundo pensas como eu.
ELIPHAS LEVI — Protesto! Pelo contrário. Creio em Deus, causa de tudo e não confundo a causa com o efeito. Creio na liberdade do homem e por conseguinte na sua moralidade. Concedo-te todo o resto.


Fonte: http://mucheroni.hpg.com.br/religiao/96/outros/sabio.htm


Kadu Santoro

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Diálogo entre Eliphas Levi e um filósofo


SEGUNDO DIÁLOGO

UM FILÓSOFO e ELIPHAS LEVI


O FILÓSOFO – (Entrando) — Que fazias com aquele energúmeno?
ELIPHAS LEVI — Nada muito bom, creio; teria apreciado poder acalmá-lo, no entanto, só consegui enraivecê-lo ainda mais.
O FILÓSOFO — Também, que tens a fazer com semelhante gente? E porque obstinas em declarar-te ainda católico? Alijas-te de ti os livres pensadores e os católicos te desprezam.
ELIPHAS LEVI — É um mal entendido.
O FILÓSOFO — Do qual és a causa. Porque te obstinas em dizer "cachorro" quando se trata de "gato"?
ELIPHAS LEVI — Não creio ter me permitido semelhantes excentricidades de linguagem; chamo as coisas pelo seu nome, porém tem me acontecido ver cachorros e gatos que se entendem maravilhosamente.
O FILÓSOFO — Isto nada prova em favor de teu sonho que é um acordo impossível entre a religião e a ciência, entre a autoridade dogmática e a liberdade de exame.
ELIPHAS LEVI — Porque impossível?
O FILÓSOFO — Porque a religião é o sonho que quer fazer a lei para a razão; é o absurdo que se impõe com a obstinação da loucura; é o orgulho da ignorância que, para se crer sobrenatural, inventa virtudes contra a natureza; é Alexandre VI posto no lugar de Deus; é a chave do céu colocado nas mãos sangrentas dos inquisidores.
ELIPHAS LEVI — Não, a religião não é nada disso; a religião é a fé, a esperança e a caridade.
O FILÓSOFO — À que chamas fé?
ELIPHAS LEVI — A fé é a afirmação do que deve ser; e, a aspiração confiada no que é bom
esperar...
O FILÓSOFO — Vamos sair das nuvens, se permites. Dizes católico; pois bem, sabes o que é um católico?
ELIPHAS LEVI — Católico quer dizer universal; um católico é aquele que se religa às crenças universais, ou seja, à religião única, cujo fundo encontra-se nos dogmas de todos os povos e de todos os tempos.
O FILÓSOFO — Não senhor, um católico, de acordo com Veuillot, a quem Roma não condena, é aquele que crê que Jesus Cristo é o único Deus e que fala pela boca do Papa.
ELIPHAS LEVI — Deixemos Veuillot e raciocinemos.
O FILÓSOFO — Não, já que falamos de religião, bem sabes que, segundo um padre da Igreja, muito autorizado, o objeto da crença é o absurdo.
ELIPHAS LEVI — O infinito não é absurdo? Entretanto, a ciência está obrigada a acreditar nele. O eterno acercamento de duas linhas que jamais se tocarão, não é por acaso um absurdo?; sem dúvida, a geometria se vê obrigada a admiti-lo. Existem absurdos de duas espécies: uns são senão aparentes e são aqueles que vem de uma falha da nossa inteligência; outros são evidentes: as afirmações contrárias às verdades demonstradas; agora, a religião não nos obriga a aceitar estas últimas.
FILÓSOFO — Não entremos no labirinto de teus mistérios. O dogma emaranhado à gosto de teus teólogos, me daria fáceis possibilidades de controvérsia; porém, estas antigalhas estão abandonadas hoje em dia, que não nos preocupamos mais com elas, nem mesmo para rir. Resumindo, o Cristianismo está superado pelo progresso há tempos; e se queres pôr vinho novo em teu odre velho, perderas o odre e o vinho! Deixa o velho catolicismo morrer em paz; ele não te aceita; és para ele um renegado e um sacrílego; tens o valor de teu livre pensamento e deixa aos mortos sepultar os mortos.
Fazer ridículos esforços para conciliar a civilização moderna é o "syllabus"; e na verdade, que isto deve matar àquilo. Queres conciliar Polichinelo e a Força; porém Polichinelo não quer ouvir falar desta e pensas em enforcar ele mesmo, ao verdugo, não importando os arranhões do gato. Perdoa-me se sou pouco sério; é porque na verdade, tua fé de expedientes e de preconceitos não é séria; ela exagera o absurdo para aumentar seus malabarismos. Pode ser muito bonita, porém isso não é útil à ninguém e se torna muito molesta para ti.
ELIPHAS LEVI — Deixemos de lado meus interesses pessoais, não os tenho e não quero ter outros a não ser os da verdade.
O FILÓSOFO — Pois bem. A verdade, a verdade evidente para qualquer pessoa de boa fé, é que não existe relação universal, e as religiões devoram-se entre si. Todos os sectários afirmam que Deus lhes tem falado, porém, bem sabes que Deus não fala nunca senão que pela boca de seus sacerdotes, que se amaldiçoam uns aos outros e não estarão, de acordo jamais. Queres conservar o dogma e suprimir o sacerdote, porém eles se equilibraram entre si e até se suportam mutuamente.
Deus é o sacerdote do céu, assim como o sacerdote afirma ser Deus na terra. Dispensas ao sacerdote; ele levará seu Deus e te provará que és ateu.
ELIPHAS LEVI — Eu não quero dispensar a ninguém, senão que desejaria iluminar a todos.
O FILÓSOFO — Talvez, até aos sacerdotes?
ELIPHAS LEVI — Sobretudo aos sacerdotes, porque lhes devo a minha primeira educação.
O FILÓSOFO — Não o digas; pois, nota-se bastante. Entre eles é que aprendestes às conciliações jesuíticas e às asserções com segundas intenções.
ELIPHAS LEVI — Eu escrevo sobre ciências ocultas.
O FILÓSOFO — Entendo, e acreditas que tens que ocultar teu pensamento; porém, haveria um meio bem simples para ocultá-lo; seria o de não escrevê-lo.
ELIPHAS LEVI — E de não falar; porém, então eu não teria a vantagem de discutir hoje contigo.
O FILÓSOFO — Eu não discuto as tuas crenças, condeno-as em nome da ciência e do progresso.
ELIPHAS LEVI — Mas como! Até a minha crença em Deus, na imortalidade da alma, na solidariedade entre todos os homens e no espírito da caridade?
O FILÓSOFO — Estas são, talvez, idéias respeitáveis; porém, que não existem e não poderiam existir para a ciência, pois não são nem demonstráveis nem demonstradas.
ELIPHAS LEVI — De forma que, não acreditas em nada?
O FILÓSOFO — Perdoa-me; creio na natureza, na ciência e no progresso.
ELIPHAS LEVI — Tuas crenças, são as minhas; não se trata senão de nos entendermos; e, antes de outra coisa, o que é a natureza para ti?
O FILÓSOFO — Força e matéria.
ELIPHAS LEVI — Como? Sem espírito?
O FILÓSOFO — O espírito é a força diretriz.
ELIPHAS LEVI — Muito bem, não te peço mais; acrescentarei só "evocadora" e teremos encontrado a Deus...
O FILÓSOFO — Deus, sempre Deus! Não posso sentir esta palavra, ela não pertence à ciência.
ELIPHAS LEVI — É verdade, pertence à fé; porém, a ciência não pode prescindir-se dela.
O FILÓSOFO — É o que eu nego.
ELIPHAS LEVI — Sim, sem poder provar a força da tua negação.
O FILÓSOFO — A ti cabe provar, já que afirmas.
ELIPHAS LEVI — Afirmo que a fé existe e que ela está na natureza do homem. Afirmo que a fé é razoável, dado que a ciência está limitada. Afirmo, por fim, que a fé é necessária, porque, como tu, acredito no progresso. Sem a fé, a ciência não leva senão à dúvida absoluta e ao desgosto por todas as coisas. Sem a fé, a vida não é senão um sonho, que terminará, sem o despertar, no nada. Sem a fé, os afetos são vazios, a honra não é mais do que engano, a virtude, mentira; e, a moral, decepção.
Sem a fé, a ciência não é mais do que o despotismo das riquezas; a igualdade é impossível e a fraternidade não existe. "Filósofos do ateísmo, partidários da força cega e da matéria motriz, vós não sois homens de progresso. À um de nossos mestres, no século passado, já fizestes rir; chamava-se Lamatthie e era um dos médicos do rei da Prússia. É triste vos ver malgastar tanto espírito para provar que sois bests." Digo-te senhor, não poderias ser dirigido, pois credes na força inteligente e no progresso. A força inteligente é o espírito e o progresso é a imortalidade.
O FILÓSOFO — Tudo isto não está demonstrado, Porém o que é evidente para ti não o é para mim?
ELIPHAS LEVI — Estendo-te a mão e separemo-nos como bons amigos.
O FILÓSOFO — Adeus, pois!
ELIPHAS LEVI — Sim, à Deus! Pois pretendes não crer em Ele apesar de que o invocas sem pensar.


Fonte: http://mucheroni.hpg.com.br/religiao/96/outros/sabio.htm


Kadu Santoro

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Diálogo entre Eliphas Levi e um clérigo


Da série de diálogos extraídos do "Livro dos Sábios", obra de suma importância de Eliphas Levi ( Alphonse Louis Constant - 1810/1875 ) publicada em 1870.

Introdução:

As obras de Eliphas Levi causaram, não somente um movimento de interesse nos estudos da verdade esotérica, se não que, até os Rosa-cruzes da Inglaterra, aos quais Eliphas Levi estava afiliado, "protestaram", por achar que ele havia sido demasiado claro nas suas revelações. O que o público não soube então e que, ainda hoje, poucos sabem, é que Eliphas Levi iniciava assim a ação que, alguns lustros depois, Papus comentaria com as seguintes palavras:"Sempre pode-se dizer tudo, porque somente compreenderá quem deve compreender". O "Livro dos Sábios", verdadeira Síntese de toda a realização de Eliphas Levi, é precisamente isso:"Um Verbo Humano claro, preciso como um teorema, honesto como uma lei natural em ação, belo como uma elegia expontânea, vibrante como um hino de amor ao Criador e as suas múltiplas manifestações.

Um Verbo Humano que chega a unir-se em tal forma ao Verbo Manifesto que reflete a sua Verdade, com Sua modéstia e Sua beleza." Discípulos reverentes de Eliphas Levi e de Papus, hoje, não poderíamos deixar de por em primeiro plano e de publicar em primeiro plano a obra do Mestre que, podendo ter sido um Príncipe da Igreja Romana preferiu ser o modesto, quase miserável dono de uma banca de verduras, com cuja ocupação sintetizava a dupla condição de humildade e sacrifício, e de ocultar com anteface simbólica, sob o "homem" esquecido por todos, o SER luminoso colocado à serviço da Verdade; o Hierofante Secreto, cuja ação perdura, multiplicando-se no silêncio,como a Pedra Filosofal. Colocamos à disposição dos Homens de Desejo esta jóia do saber e da devoção.


DISCUSSÃO EM FORMA DE DIÁLOGO

PRIMEIRO DIÁLOGO
UM CLÉRIGO e ELIPHAS LEVI

O CLÉRIGO — Tuas pretensas ciências vêm do inferno e tuas razões são blasfêmias.
ELIPHAS LEVI — Não sei se tua ignorância vem do céu, porém, tuas razões assemelham-se muito às injúrias.
O CLÉRIGO — Eu chamo as coisas pelo seu nome; pior para ti se estes nomes te resultam injuriosos. Como tu, que tendo saído da Igreja, que procurando ajudar a impiedade a minar em sua base seu edifício eterno, tens o louco orgulho de crer que ela vacila sob os golpes de teus semelhantes; e para o cúmulo do ultraje, estendes, para sustentá-la, tua mão sacrílega?
Não temas a sorte de Oza, a quem Deus castigou mortalmente, porque, com intenção melhor que a tua e com mãos talvez mais puras, quis sustentar a arca Santa?
ELIPHAS LEVI — Detenho-te aqui, Senhor; citas a Bíblia sem compreende-la e preferiria em teu lugar, compreendê-la sem citá-la. A morte de Oza, da qual me falas, assemelha-se um pouco ao trágico fim dos quarenta e dois meninos devorados pelos ursos por terem-se rido do profeta Eliseu, que era calvo. Felizmente, diz Voltaire à este respeito, não existem ursos na Palestina.
O CLÉRIGO — Então a Bíblia é um tecido de mentiras e ris dela como Voltaire?
ELIPHAS LEVI — A Bíblia é um livro hierático, ou seja, sagrado; está escrita em estilo sacerdotal, misturado com histórias e alegorias.
O CLÉRIGO — Somente a Igreja tem o direito de interpretar a Bíblia. Crés na sua infalibilidade?
ELIPHAS LEVI — Sou da Igreja e não tenho dito e nem escrito nada que seja contrário aos meus ensinamentos.
O CLÉRIGO — Admiro tua desenvoltura. Não és um livre pensador? Não crês no progresso? Não admites as temeridades da ciência moderna que dá todos os dias desmentidos à Santa Escritura? Não acreditas na antigüidade indefinida do mundo e na diversidade, seja simultânea, seja sucessiva das raças humanas? Não consideras como mito ou fábula, o que é a mesma coisa, a história da maçã de
Adão, sobre a qual fundamenta-se o dogma do pecado original? Porém, tu sabes bem que então tudo se derruba, não mais revelação nem encarnação, pois todo o cristianismo não tem sido mais que um longo erro; a Igreja não pode se manter senão prescrevendo o bom senso e propagando a ignorância?
Admites isto e ousas chamar-te católico?
ELIPHAS LEVI — Que quer dizer a palavra católico? Não quer dizer universal? Creio no dogma universal e me cuido das aberrações de todas as seitas particulares. Suporto-as porém, na esperança. de que o progresso se cumprirá e de que todos os homens se reunirão na fé das verdades fundamentais; o que tem-se cumprido já naquela sociedade conhecida em todo o mundo, chamada franco-maçonaria.
O CLÉRIGO — Ânimo Senhor, tiras a máscara por fim, completamente; és sem dúvida Franco Maçom e sabes perfeitamente, que os Franco-Maçons acabam de ser excomungados recentemente, pelo Papa.
ELIPHAS LEVI — Sim, o sei; e, desde então, tenho deixado de ser Franco-Maçom, porque os Franco-Maçons excomungados pelo Papa, não acreditavam que deviam tolerar o catolicismo. Tenho me separado deles, para resguardar a minha liberdade de consciência e para não me associar as suas represálias, talvez desculpáveis, se não legítimas; porém, seguramente inconseqüentes, já que a essência da Maçonaria é a tolerância à todos os cultos.
O CLÉRIGO — Queres dizer, a indiferença em matéria de religião?
ELIPHAS LEVI — Dizes em matéria de superstições.
O CLÉRIGO — Oh! Sei que para ti, a Religião e a superstição são uma só e mesma coisa.
ELIPHAS LEVI — Creio, pelo contrário, que são duas coisas opostas e inconciliáveis, tanto que, aos meus olhos, os supersticiosos são ímpios. Quanto à religião, não há mais que uma. E não tem havido nunca, senão uma verdadeira. É a esta que chamo verdadeiramente de Católica ou universal.
Um muçulmano pode praticá-la como o tem demonstrado muito bem o emir Abd-el-Kader, quando salvou os Cristãos de Damasco. Esta religião é a Caridade; o símbolo da caridade é a Comunhão; e o oposto da comunhão é excomunhão; comungar é evocar a Deus, excomungar é evocar ao diabo.
O CLÉRIGO — É por isto que tens o diabo no corpo, pois com certeza, semelhantes doutrinas fazem de ti um excomungado.
ELIPHAS LEVI — Se eu tivesse o diabo, serias tu quem me o teria dado, e eu não seria, por certo, bastante mau para devolvê-lo a ti; tratá-lo-ia como os comerciantes tratam as falsas moedas, que pregam-nas no seu balcão para retirá-las de circulação.
O CLÉRIGO — Não quero escutar-te mais. És um extravagante e um ímpio.
ELIPHAS LEVI — (Rindo). Sabes tudo a meu respeito! E falas coisas das quais estou longe de suspeitá-las em mim; não sou tão sábio e não direi o que és. Faço-te observar, somente que o que me dizes, não é nem caritativo nem cortês.
O CLÉRIGO — És um dos mais perigosos inimigos da Igreja.
ELIPHAS LEVI — É o senhor de Mirville que tem dito isto. Porém, eu responderei à ele, como à ti, com estes versos do nosso bom e grande La Fontaine:
NADA É MAIS PERIGOSO DO QUE UM AMIGO IMPRUDENTE; MAIS VALERIA UM INIMIGO SÁBIO.


Fonte: http://mucheroni.hpg.com.br/religiao/96/outros/sabio.htm


Kadu Santoro