domingo, 4 de abril de 2010

Você, o maior milagre.


Infelizmente, no mundo agitado e pragmático em que vivemos, não temos tempo e as vezes nem queremos parar um minuto para fazermos uma reflexão sobre nossa vida, passamos a maior parte do nosso tempo, voltados a resolver os problemas do dia a dia e cumprir nossas rotinas diárias, até mesmo quando paramos ou tiramos algum tempo para praticar nossa espiritualidade, mesmo assim, voltamos nossas preces e orações para clamar e pedir apenas, seja lá qual for nossas necessidades, e em nenhum momento, paramos diante deste espaço de oração e reflexão e percebemos o grande milagre que é a nossa própria vida.

Precisamos ao invés de pedir à Deus em nossos momentos de reflexões e orações, agradecer muito mais, pelo que somos e não pelo que temos, pois não existe milagre e mistério maior neste mundo, que a própria vida. Se pararmos e refletirmos, sobre a perfeição que é o nosso organismo, com todas suas maravilhosas complexidades físicas e químicas, vamos ficar impressionados, pois tudo funciona perfeitamente e em plena harmonia. O nosso deitar e levantar, a capacidade de sicatrização de uma ferida, o alcançe e o poder dos nossos cinco sentidos, a força dos nossos membros, o processo de crescimento com todas suas mutações orgânicas, nossa capacidade intelectual, embora muitas vezes, usamos ela muito abaixo da média, tudo isso faz parte do grande milagre da vida.

Só o fato biológico de disputarmos com milhões de espermatozóides, em busca da vida, já somos mais do que vencedores nesta jornada, a nossa gestação, também é um grande milagre de interação e partilha, onde mãe e filho, são nutridos por um único sistema. Perceber tudo isso, já nos faz mais evoluidos tanto intelectualmente quanto espiritualmente.

O homem, em sua forma plena, representa um microcosmo, ou seja, um modelo reduzido do universo perfeito e harmônico, segundo a tradição bíblica, nós fomos formados a imagem e semelhança de Deus ( Imago Dei ), logo, Deus se revelou na unidade ( raça humana ) e na diversidade ( todas as etnias e culturas ), todos nós somos parte de uma unidade perfeita, assim como o cosmos, que possui ordem e equilíbrio. Outro grande milagre manifesto em nossas vidas, é a capacidade dada ao homem de se comunicar e interagir uns com os outros através da linguagem, esse grande instrumento de poder, que tem a capacidade de edificar, como de destruir. Quando refletimos sobre a importância de cada ser, e percebemos que todos nós estamos aqui nesta vida com uma missão e um propósito, então passamos a usar a linguagem de forma construtiva e altruísta, passamos a construir pontes ao invés de muros, começamos a identificar o milagre manifesto no nosso próximo, aí, o milagre que até então era pessoal, se tornará coletivo.

Viva e ame a vida intensamente, pois tu és um dos maiores milagres no mundo, procure brilhar cada vez mais, sem que ofusques o seu próximo, faça a experiência com o seu próximo, veja o milagre na vida dele também. Uma das mais belas expressões dessa experiência no oriente, é a saudação chamada Namastê, A palavra Namaste (pronuncia-se Namastê) é composta de duas palavras sânscritas: Nama (reverência, saudação) e Te, que significa você. Em síntese é saúdo a você, de coração, ao que deve ser retribuído com o mesmo cumprimento. Pelos meios esotéricos acabou ganhando o significado floreado de "O Deus que habita em mim saúda o Deus que há em você".


Um forte abraço,

Kadu Santoro

Nenhum comentário:

Postar um comentário