sexta-feira, 5 de julho de 2019

O árduo caminho para si mesmo



Por Kadu Santoro


A Cabala nos ensina a se conectar com a vida verdadeira que encontra-se latente dentro de cada um nós. O processo para se estabelecer essa conexão não é por meio de auto-ajuda, e sim pela via do autoconhecimento, o caminho interior em direção a centelha divina, àquele que É.

O caminho do autoconhecimento é árduo e árido, somente você, frente a frente com você mesmo, aprendendo a se conhecer e observar-se, libertando-se das impressões e automatismos adquiridos por toda a vida. É a única forma de se libertar de Maya (ilusão). Trate-se de um processo de auto-desconstrução, como disse Jesus: “Não ficará pedra sobre pedra que não seja derrubada” Marcos 13.2 Todo edifício fundamentado sobre o Ego deve cair para que surja o Novo Homem.

O processo de auto-desconstrução é o convite para o deserto existencial, e o seu mestre e companheiro é o silêncio. Agora você é o observador e o observado, a grande testemunha, despertando a consciência de que você não é nem sua mente e nem seu corpo, apenas uma projeção distorcida da realidade superior, é a luz diante das sombras, o real diante do irreal. É nessa dialética que desponta o Eu Superior, o homem maduro que não tem mais nostalgia do passado e nem ansiedade pelo futuro, vive no eterno agora, pensando, sentindo e agindo conscientemente, e não mais automaticamente, como interroga os anjos na Bíblia: “Por que buscais entre os mortos aquele que vive?” Lucas 24.5. Buscar fora o que está dentro, é buscar entre os mortos. Nenhuma prática, ritual ou programa de auto-ajuda poderá resolver nossa situação. O caminho para a libertação da ilusão é tríplice: Auto-observação, autodesconstrução e autoconhecimento.

O ponto de partida é a observação e a lembrança de si, em seguida o processo de desconstrução de tudo aquilo que não lhe pertence, é a limpeza pesada na casa interior, e daí em diante começa o processo contínuo de autoconhecimento. Esse tríplice processo é comum nas tradições antigas, como por exemplo na cristã, que fala das três vias: Purgativa, Iluminativa e Unitiva.

O contato com a Cabala, livre das religiosidades e suas observâncias, tem o poder de despertar esse tríplice processo de observação, desconstrução e conhecimento.

Paz Profunda!


Nenhum comentário:

Postar um comentário