segunda-feira, 25 de julho de 2011

Os fundamentos do novo nascimento segundo Jesus


Por Kadu Santoro

“Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” (Jo.3.3)

Essa passagem do evangelho de João, é alvo de muitas controvérsias religiosas e doutrinárias. Talvez porque muitas pessoas enxergam apenas o sentido literal da mensagem e procuram encaixar dentro de molduras sistemáticas e dogmáticas como por exemplo, na doutrina espírita da reencarnação, deixando de lado o sentido metafórico mais profundo revelado por Jesus. Devemos lembrar que Jesus falava às multidões em forma de parábolas e metáforas, pois a religiosidade da época impedia que as pessoas tivessem acesso e evoluissem culturalmente e no conhecimento das sagradas escrituras, este era restrito aos sacerdotes e escribas apenas.

Quando Jesus se refere a um novo nascimento, não fala de forma alguma que isso aconteceria numa próxima encarnação em outra vida, mas sim, aqui e agora. Jesus queria dizer que tudo aquilo que Nicodemos havia buscado e estudado ao longo de sua vida como Fariseu estava morto, ofuscado pela rigidez e observância da Lei mosaica e de seu coração. Nicodemos tinha que em primeiro lugar, matar seu ego, deslocar a sua centralidade interior egoísta dando lugar a imanência divina em sua vida, era necessário que ele se despojasse do seu status religioso farisaico, buscando uma nova aliança interior dentro de si, só que agora com Deus, passando a viver em um estado de graça e plenitude.

Nascer de novo representa uma mudança radical de vida, não apenas no sentido moral e prático, mas numa dimensão espiritual transcendente, através de um novo sentimento de amor e compaixão. O novo nascimento começa no coração, esse, deve ser lapidado e cheio do Espírito Santo. A partir desse novo nascimento, tudo passa a ficar mais nítido e a ter um novo sentido. Depois desta experiência, não dá mais para tolerar injustiças, maldades, mentiras e qualquer outra forma maligna de comportamento e atitude humanas. Nascer de novo representa o despertar da consciência humana para uma nova dimensão, a dimensão do Reino de Deus, essa que se inicia dentro de nós, partindo para fora e alcançado outras vidas. É o romper de uma criatura transformada, vivendo a plenitude proposta por Jesus, de amor, solidariedade e respeito à vida.

Precisamos fazer essa experiência de renascer todos os dias, passar a não olhar mais para o próximo com um senso de julgamento e de condenação, mas olhar com misericórdia e compaixão, sabendo que não somos perfeitos, mas podemos sim, ajudar as pessoas através da oração e da Palavra de Deus. Uma pessoa renascida espiritualmente se enquadra perfeitamente no mais belo discurso de Jesus, o Sermão da Montanha (Mt.5-7; Lc.6.20-29), onde Ele afirma que todos aqueles que possuem tais sentimentos são bem aventurados, e logo herdarão o Reino de Deus.

2 comentários:

  1. Se a humanidade aprendesse mais a amar, o mundo seria muito mais solidariedade, fraternidade e boa vontade!

    Abraços
    Isaias

    ResponderExcluir
  2. Nascer de novo se refere ao Sexo, a nona esfera, trabalhar com as águas da vida para conceber o CRISTO, que só vem aos humildes de coração. Precisa se criar os trajes de bodas da alma, corpos supra-sensiveis (reino dos céus). www.amormaior.org

    ResponderExcluir