quinta-feira, 22 de julho de 2010

Descoberto monumento cerimonial em Stonehenge


Nesta quinta-feira dia 22 de julho de 2010, foi anunciado por um grupo de arqueólogos europeus, a descoberta de vestígios de um monumento cerimonial, até então desconhecidos, localizado a menos de um quilômetro do círculo principal do sítio megalítico de Stonehenge, localizada ao sul da Inglaterra.

Os arqueólgos já estavam a tempo fazendo um mapeamento do sítio megalítico. Segundo o professor Vince Gaffney da Universidade de Birmingham, comemorou dizendo “esta descoberta é notável, ela muda completamente nossa concepção do sítio de Stonehenge”, e mais “não localizávamos um grande local de cerimônias há pelo menos 50anos nesse sítio, por isso, pensávamos que era cercado apenas de espaço vazio”.

O novo monumento descoberto, seria contemporâneo de Stonehenge, teria sido erguido em torno de 4.500 anos, e também, parece alinhado na direção do nascer do sol durante o solstício de verão.

Esse monumento, trata-se de um fosso de forma circular com duas entradas opostas na orientação nordeste/sudoeste e que pode ter servido de apoio à uma estrutura de madeira, como se fosse uma pequena espécie miniatura de Stonehenge de madeira, e não de pedra.

Segundo Vince Gaffney, “a hipótese comumente admitida era de que havia apenas um campo vazio (em torno da Stonehenge), mas agora, temos um monumento cerimonial maior e mais próximo dos imensos menires do sítio principal”.

A equipe de pesquisadores era composta por cientistas ingleses, noruegueses, suecos, austríacos e alemães, que lançaram um vasto projeto de mapeamento de Stonehenge, dirigidos pela Universidade de Birmingham e pelo instituto Ludwig Boltzmann da Áustria.

A Stonehenge, que em inglês arcaico, significa “pedras em pé”, é classificada como patrimônio mundial da UNESCO (1986), considerado como um dos alinhamentos de menires mais importantes do mundo. Seus 17 blocos de arenito, chegam a pesar até 45 toneladas e cobertos por seis dintéis, estão alinhados na direção do nascer do sol durante o solstício de verão, o que reforçou a teoria de que fosse um observatório pré-histórico ou de um templo dedicado ao sol.

Segundo recentes estudos, nos revelam que a Stonehenge trata-se na verdade, de um local de peregrinação, reverenciado pelas propriedades terapêuticas de suas estrelas. Os doentes e feridos, iam até a Stonehenge em busca de cura, através dos poderes das pedras erguidas em círculo, entre 2.400 e 2.200 a.C.
Atualmente, na planície verde de Salisbury, apenas 40% do sítio arqueológico do período neolítico ainda existe. Mas a majestade dos menires restantes, ainda atrai cerca de um milhão de visitantes de toda a parte do mundo por ano.


Kadu Santoro


notícia extraída do endereço
http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/gb_arqueologia_hist__ria_patrim__nio

Nenhum comentário:

Postar um comentário