sexta-feira, 9 de julho de 2010

É possível existir harmonia entre as diversas religiões?


Segundo o teólogo suíço Hans Küng, ele afirma em seu livro Religiões do Mundo - em busca dos pontos comuns, que: “Não haverá paz entre as nações, se não houver paz entre as religiões”. Partindo dessa afirmação, é de total importância entendermos antes de tudo, os três grandes movimentos de diálogo entre as religiões existentes nos dias atuais.

O primeiro movimento é chamado Ecumenismo, esse movimento teve suas bases e diretrizes lançadas dentro da Igreja Católica, buscando estabelecer uma busca de unidade entre as principais correntes cristãs no mundo, a igreja católica romana, a ortodoxa e a igreja protestante. Do ponto de vista cristão, podemos dizer que o ecumenismo, consiste num movimento entre as diversas denominações cristãs, na busca do diálogo e da cooperação comum, buscando a superação das divergências históricas e culturais. O ponto fundamental e comum entre as religiões cristãs, é o acontecimento Jesus, sendo este considerado o Deus dos cristãos.

O segundo movimento, é chamado Coexistência, segundo o dicionário Michaelis, essa palavra significa existir simultaneamente, ou seja, o que vive junto. O objetivo principal desse movimento, é tentar estabelecer uma relação pacífica entre as três religiões monoteístas, o cristianismo, judaísmo e o islamismo, a partir da mesma origem aceita pelas três. Segundo os pesquisadores do movimento da coexistência, afirmam que essas três religiões, possuem a mesma origem histórica, todos seus seguidores, foram filhos de Abraão, aquele homem rico que viveu em Ur dos Caldeus por volta do século 21 a.C. e que foi escolhido por Deus para que a partir dele, fosse formada uma grande nação. Deus o ordenou que deixasse sua pátria e sua parentela para descer e viver em outra terra e além disso, prometeu muitas bençãos, para ele e para toda a sua descendência. Na verdade, não existe uma religião que carrega o nome de Abraão, porém, foi ele quem trouxe a base da crença em um só Deus, sobre o qual o judaísmo foi estabelecido mais tarde, por Moisés. A partir da linhagem de abraão surgiram as decendências que deram origem as três religiões monoteístas, a primeira, fruto do relacionamento de Abraão com Agar, que gerou Ismael, que desse descendeu Maomé (islamismo), do segundo relacionamento, com Sara sua esposa, descenderam Moisés (judaísmo) e Jesus (cristianismo), formando assim o escopo dos três grandes líderes das três religiões monoteístas.

O terceiro e o mais desafiador movimento atual, se chama, movimento do Diálogo Inter Religioso. Esse movimento partiu dos meios cristãos para suas relações com outras religiões não cristãs. Esse movimento é considerado como o grande desafio apresentado hoje à igreja, de um modo particular no mundo, tanto para os que aprovam quanto para os que reprovam. O diálogo inter religioso tem como principal objetivo, o respeito perante outras religiões, seus credos e costumes.

Para que realmente exista um relacionamento harmônico entre as diversas religiões, é necessário em primeiro lugar, que as pessoas se desprendam um pouco das suas vestes institucionalizadas, e passem a realizar a experiência do amor universal, essa que está acima de qualquer religiosidade, como Jesus nos mostra na bílbia através do mandamento, “Amarás a Deus de todo o teu coração e ao teu próximo como a ti mesmo”. A partir dessa experiência, devemos também deixar de lado as questões dogmáticas, que de nada servem quando a questão é a harmonia entre os povos, afinal de contas, as religiões que mais criaram barreiras e mais fomentaram sangrentas guerras, foram a religiões monoteístas, fazendo como vítimas de suas fortes convicções, os demais povos tribais, orientais e animistas. E por final, estabelecer maior respeito sobre as mais diversas culturas e etnias, respeitando seus mitos e tradições.


Reflita você também!

Kadu Santoro

Um comentário:

  1. Mais um artigo sério, coerente e simples. Parabéns, Amigo. Concordo contigo. Abraços, Madel

    ResponderExcluir