sábado, 6 de agosto de 2011

Despertai humanos, a natureza chora e o meio ambiente clama por socorro



Por Kadu Santoro

Quando Deus concebeu vida à Terra, iniciou pelos recursos naturais e pelo meio ambiente. Deu forma a cada ser, todos com um propósito, com uma incrível riqueza de detalhes, requinte e muita beleza. Até hoje em dia, depois de milhares de anos, ainda podemos contemplar essas maravilhas naturais do criador.

Após o término das etapas da criação do mundo, a Bíblia menciona palavras que nos levam a uma profunda reflexão e um despertar da consciência.

“Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde, manhã, o sexto dia.” Gn.1.31

Então passamos a nos perguntar por que tudo que Deus criou deveria ser muito bom? Para que toda essa preocupação e perfeição com a sua criação?

“Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras de Suas mãos.” Sl.19.1

Todos esses preparativos eram em função de sua maior criação que estava por vir - o ser humano, a sua imagem e semelhança, a sua maior expressão de amor (Jo.3.16), a coroa e o esplendor de toda sua criação, esse que seria o responsável pela conservação e manutenção de toda a sua boa obra. Porém, o ser humano logo no início falhou nessa missão e até hoje, desde a sua queda (afastamento da natureza divina) continua a maltratar e a destruir o meio ambiente, devido a sua ganância e egoísmo.

Na verdade, não somos dignos de estarmos na presença de Deus, mas mesmo assim, Ele nos ama e Se revela ao homem por meio da natureza. Muitas pessoas, que nunca tiveram acesso a Bíblia, conheceram a Deus através da sua criação.

Se cada um de nós tivermos consciência do mal que estamos causando ao meio ambiente e passarmos a fazer a nossa parte divulgando sobre a gravidade do problema, pode ser que consigamos reverter o quadro assustador em que o nosso planeta se encontra atualmente.

“Por isso, a terra está de luto, e todo o que mora nela desfalece, com os animais do campo e com as aves do céu; até os peixes do mar perecem.” Os.4.3

Infelizmente muitas pessoas ainda não despertaram para esse problema. O que elas não entendem é que o futuro da vida no planeta depende de nós. É através de simples e pequenas ações que podemos mudar esse quadro negativo.


Confira abaixo algumas dicas que podem ajudar muito a mudar essa situação:

- Não corte ou pode árvores sem autorização. Alem de proibido é crime ambiental;
- Preserve a vegetação nativa;
- Não altere os cursos d’água. Poços artesianos, somente com autorização;
- Não mantenha animais silvestres cativos;
- Faça a separação do lixo reciclável, não jogue lixo em vias públicas e nem em áreas verdes;
- Recicle ou reaproveite tudo que puder;
- Reduzam no consumo de materiais plásticos, como sacolas plásticas;
- Mantenha seu veiculo com a manutenção em dia e regulado;
- Ande de bicicleta ao invés de carro, faz bem ao meio ambiente e a saúde;
- Não utilize agrotóxicos em excesso nas plantações;
- Não jogue resíduos químicos na rede de esgoto;
- Não desperdice água, esse é o bem mais essencial que possuímos;
- Economize em energia elétrica, faz bem ao seu bolso também;
- Conscientize as pessoas e crianças da importância de cuidar do meio ambiente e da natureza;
- Cuide da higiene e do saneamento básico;
- Influencie a coleta de materiais não degradáveis.

2 comentários:

  1. Nesta vida conheci muitos amigos,mas esse blog realmente é um Sonho De Deus. Pois tem me dado amigos especiais. Amigo não é uma definição escrita ou falada,mas é o carinho o mimo de cada um sem dar,pedir nada. Obrigado pelos mimos,agradeço pelo carinho com o Sonhos De Deus. Gostaria muito de ti ver no feita poesia que é um pouco de mim se gostar me segue e comenta vou ficar muito feliz e vai me dar muito animo esta dificil não conseguir interagir com quem aprendi a amar a cada dia o feita poesia vai me colocar perto de vc ...Uma linda semana iluminada fica com papai do céu ! http://soueufeitapoesia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post querido...tenha um final de semana com toda sorte de benção fica com papai do céu!

    ResponderExcluir