segunda-feira, 18 de julho de 2016

Os reveladores do Cristo - Quem são e aonde estão?



Por Kadu Santoro

São todos aqueles guiados pelo Espírito Santo, peregrinos apaixonados na estrada da vida, seguindo os sinais em busca dos vestígios da presença do Cristo. Trabalhando com todo o empenho para o desenvolvimento integral do homem e do universo. Contemplando à luz da fé, todos os valores pertinentes à vida, que são o fermento do Reino. É necessário expô-los à luz do amor para que eles cresçam e desabrochem nos corações alcançados. É preciso ver Jesus Cristo nos acenando, escutá-lo em nosso coração o seu convite a engajar-nos com Ele no trabalho de realizar o eterno desígnio do Pai. Então, fortalecidos com esse chamado, com esse encontro e essa união mística, devemos testemunhar diante de nossos irmãos que este Jesus Cristo, que veio à terra há dois mil anos, ainda hoje encontra-se presente e ativo, misteriosamente vivo em nossas vidas. 

Somente assim, engajados com toda a humanidade, indiferentes, descrentes ou vivendo em outra expressão de fé e religiosidade, é que podemos, não “levar-lhes Deus”, visto que Ele encontra-se presente em suas vidas e não é nossa “propriedade” e de nenhuma sociedade ou religião, mas revelá-lo em sua dimensão vivencial. Pois não basta que os homens de boa vontade atuem em favor de seus irmãos e que as pessoas como as comunidades se transformem nesta ação e por ela. É preciso antes tomar consciência desta transformação e descobrir pouco a pouco que ela é o fruto de uma força que os supera porque é a força do amor, a força do Cristo ressurreto glorificado (força crística), do Emmanuel (Deus Conosco). Eis por que os cristãos não devem contentar-se apenas em unir-se a Cristo que, por seu Espírito, trabalha na consciência das pessoas e em seu encaminhamento nas dimensões individual e coletiva para a elevação dessa consciência cósmica. Devemos nos dirigir à espera oculta da revelação que germina no coração de todo homem. A isto só chegarão através de um profundo estado de atenção aos outros (nosso próximo) e aos sinais dos acontecimentos. Porque assim, se tornarão testemunhas, porque terão visto, poderão permitir através de uma palavra, um gesto uma atitude, uma discussão, etc., que venha a jorrar ao nível da consciência clara de seus irmãos, o que vive no mais íntimo de seu ser: essa misteriosa comunhão com Jesus Cristo em sua ação em favor do homem.


Todo cristão deve ser por natureza um enviado ao mundo para testemunhar e revelar o amor e o nome do amor. Quando amamos Jesus Cristo em sua essência e profundo mistério não podemos suportar que Ele fique oculto aos olhos da humanidade, revelá-lo-emos sem temor para que todos possam Dele viver em comunhão e harmonia. Desperte o Cristo que habita em vós e viva em liberdade e alegria!