sábado, 13 de abril de 2013

A virtude de ser um herege

           
Por Kadu Santoro

A origem da palavra herege é grega, vem de hairesis (αἵρεσις) e significa escolha, seleção, depois passou pelo latim haeresis + -ia, opinião, preferência, opção. Assim eram chamados os cristãos gnósticos, devido ao fato deles selecionarem os fundamentos mais profundos em meio a tantos erros e superficialidades encontrados nas traduções das Escrituras da Tradição Bíblica, ao contário da maioria que aceitava cegamente tudo (e eram pouco letrados), verdades e erros, como ensinou o Apóstolo Paulo: “Examinai tudo e ficai com que é bom.” Logo, aqueles que possuem discernimento de escolha e de seleção, é possuidor de uma sabedoria acima da média e totalmente livre de qualquer forma de controle e manipulação.
           
O termo heresia foi utilizado primeiramente pelos cristãos, para designar ideias contrárias à outras aceitas. Podemos definir heresia, como a doutrina ou linha de pensamento contrária ou diferente de um credo ou sistema de um ou mais credos religiosos que pressuponha(m) um sistema doutrinal organizado ou ortodoxo. O herege não é designado "herege" senão porque alguém, investido de poder eclesiástico e institucional classificou a sua prática ou as suas idéias como destoantes e contrárias a uma ortodoxia oficial que se autopostula como o caminho correto (BARROS, 2007-2008, p. 125).
           
 Além dos conceitos de liberdade, escolha e opção, ser herege também implica ser alguém com poder de reflexão, aquele que não é induzido pela maioria. Nelson Rodrigues já dizia: “toda unanimidade é burra”, ou então podemos fazer uma comparação entre um cientista, que vive dentro do paradigma pré estabelecido, que está na universidade, que faz funcionar a ciência normal e é repetitivo. Não inventa nada. Sabe tudo o que é de sua ciência, aplica e faz funcionar, tem uma atitude “sacerdotal” diante da ciência construída, com um indivíduo com atitude “profética”, que é inventor, inovador, busca idéias novas, dá espaço para a intuição e a subjetividade, esse é considerado como um herege. Por isso que um místico é figura perigosa para a religião, pois enquanto o cientista é um fiel ao paradigma científico, o herege é um Einstein, pois como ele próprio disse: “Eu acredito na intuição e na inspiração. A imaginação é mais importante que o conhecimento. O conhecimento é limitado, enquanto a imaginação abraça o mundo inteiro, estimulando o progresso, dando à luz à evolução. Ela é, rigorosamente falando, um fator real na pesquisa científica.”

Se as heresias não fossem de tamanha importância, porque então se matou tantas pessoas consideradas como hereges ao longo da sangrenta e trágica história do cristianismo? Essa é a pergunta que não se cala. Será que não eram esses considerados “hereges” que buscavam anunciar uma realidade superior? Porque tanto temor por parte da ortodoxia imperialista eclesiástica?

 

O próprio Jesus foi o maior exemplo de heresia em seu tempo, foi contra todo o edifício dogmático do judaísmo ortodoxo, e veja aonde ele acabou, pregado na cruz. No entanto, o que ele tentou mostrar, foi uma dimensão superior, ou seja, ele deslocou radicalmente o eixo da fé israelita, que se concentrava no templo e na observância mecânica das leis mosaicas, para dentro de cada um de nós, apresentando um novo horizonte, onde o véu foi rasgado de cima a baixo no templo, o acesso ao Criador não precisava mais de intermediários, o caminho estava livre.

 

Diversos místicos cristãos foram considerados hereges no período da idade média, entre eles, podemos citar o caso de Francisco de Assis, uma figura polêmica. Considerado como um dos fundadores de uma espiritualidade de inclusão entre o pobre, Deus e o cosmos. Ele insere o pobre não apenas com atitude prática de solidariedade, mas com uma atitude de emigração do centro para a periferia. Ele abandonou a burguesia, ou seja, saiu da zona de conforto e foi morar com os leprosos. Houve uma troca de eixo radical, uma troca de lugar social. Ao invés de continuar como ele era e ao mesmo tempo ser solidário, ele optou pela mudança radical, passou a viver como os pobres, assumiu o universo do pobre, e a partir daí, ele passou a fazer uma nova contextualização do mistério da encarnação, da via sacra, etc. A partir do momento que Francisco passou a se mostrar radicalmente contrário ao fundamentalismo dogmático da Igreja, passou a incomodar às autoridades eclesiásticas de Roma.

 

Para concluir, os profetas do Antigo Testamento também foram considerados hereges, pois tinham tanta intimidade e comunhão com a divina manifestação, que isso soava como blasfêmia para os sacerdotes cegos, burocratas da fé, ou seja, caminhar de forma lícita e verdadeira nunca fez parte do estilo de vida dos intermediários religiosos e principalmente das doutrinas institucionalizadas.

 

Ser herege é uma virtude, é ser liberto, é estar sempre aberto a novas possibilidades, livre das amarras da ortodoxia. Muito diferente do pecador, que é aquele que se nega a dialogar com o seu tempo, fecha os ouvidos da alma não dando lugar à voz da intuição que é capaz de gerar grandes transformações.