segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

O despertar de uma nova consciência ecológica planetária a partir dos textos sagrados.



Por Kadu Santoro


Desde a revolução industrial até a nossa geração High Tech, o mundo veio sofrendo intensas transformações em relação ao meio ambiente e o ecossitema. O surgimento das tecnologias que por um lado visava o progresso e a melhoria da qualidade de vida dos seres humanos, por outro, acabou trazendo a fome e a pobreza devido a ganância e o egosísmo do sistema econômico capitalista, além de trazer graves consequências para o meio ambiente, como mudanças climáticas seguidas de catástrofes ecológicas, poluição e degradação dos recursos naturais da biosfera.

O contexto religioso também aderiu ao partidarismo institucionalizado, principalmente tratando-se das três religiões monoteístas do mundo: Islamismo, Cristianismo e Judaísmo, onde deixaram de lado as preciosidades e sabedoria dos seus textos sagrados em troca de discursos fundamentalistas que apenas fomentaram guerras e dissensões entre as culturas e etnias do planeta, fazendo com que a natureza também fosse violentamente devastada.

Enquanto muitos religiosos perdem boa parte do tempo com questões dogmáticas e teologias complexas relacionadas à salvação, pecado, graça e prosperidade, deveriam estar aproveitando esse importante tempo para poderem refletir sobre questões relacionadas com a natureza e o meio ambiente em que vivemos, pois essas são questões essenciais para que todas as outras coisas possam ser realizadas e finalmente contemplarmos o Reino de Deus em perfeita harmonia.

As escrituras sagradas das religiões tradicionais foram escritas há milênios, em tempos que ainda não havia essa degradação em massa da natureza, mesmo assim, os despertos de consciência da época (profetas, xamãs, gurus, etc.) já alertavam a respeito dos maus tratos da terra e dos recursos naturais. Todas as religiões em sua essência frisam a importância do respeito pela natureza e o planeta. São essas questões entre outras que deveriam ser discutidas em conjunto pelas diversas religiões do mundo, fazendo com que isso gerasse mais união, respeito e harmonia entre elas, pois todas são totalidades complexas de resposta ao divino (J. Hick, God, pp.53-54).

Os textos sagrados, sem distinção religiosa, são excelentes fontes de sabedoria e esclarecimento a respeito do mundo natural que vivemos, e todos eles falam de um Reino imanente e transcendente prometido onde o homem deverá estar em comunhão com a natureza. Esses textos ajudam-nos a despertar nossa consciência para entendermos o quanto é importante a interação saudável com os diferentes níveis do mundo natural, desde os minúsculos seres até a vasta imensidão oceânica e atmosférica. Se a natureza é agredida, todos nós acabamos sofrendo as consequências. É por esse motivo que as religiões afirmam em suas tradições que a natureza deve ser preservada e que devemos interagir com ela de modo consciente e responsável pelo planeta.

A preservação ecológica não é um dever de uma determinada cultura ou religião, mas uma questão que engloba toda a sociedade planetária. Quando as pessoas entenderem que somos uma unidade, passarão a viver em harmonia com o mundo natural. Este deve ser o fundamento maior, de que o nosso eu interior compreenda que estamos ligados ao Ser Supremo Universal, e que Este une todas os seres humanos e todas as coisas existentes sobre a terra.

Confira abaixo a síntese universal dessa mensagem, expressa pelas diferentes culturas religiosas do nosso planeta em seus escritos sagrados:

“Não poluas a água, Não lances teu lixo nos rios e lagos. Assim proteges a vida dos seres que ali permanecem.” Budismo

“Pois a terra que absorve a chuva que cai sobre ela e faz brotar a erva... recebea bençãode Deus.” Cristianismo

“Qualquer muçulmano que tenha plantado uma árvore ou semeado um campo beneficia os homens, os pássaros e outros animais. Mas ele terá feito caridade para si mesmo.” Islamismo

“É preciso sempre cuidar das árvores e das florestas, pois elas causam inúmeros efeitos benéficos para a humanidade.” Hinduísmo

“Se não interferirem nos campos, os grãos excederão o que poderá ser comido. Se for proibido o uso de redes em lagos, os peixes serão mais numerosos do que o que se poderá consumir. Se os machados entrarem nas florestas apenas nas ocasiões certas, a madeira será mais abundante do que a que se poderá usar.” Confucionismo

“Pega apenas aquilo de que precisas e deixa a terra como a encontraste antes.” Arapaho, comunidade indígena da América do Norte


Reflita você também!


Bibliografia:

MOSES, Jeffrey, Unidade: Os princípios comuns a todas as religiões, Tradução de Henrique Monteiro, RJ, Sextante, 2009.

QUEIRUGA, Andrés Torres, O diálogo das religiões, Tradução de Paulo Bazaglia, SP, Paulus, 1997.

4 comentários:

  1. Muito interessante os relatos do seu blog, gosto muito do seu estilo de postagem. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá mano querido, Graça e Paz!

    Vim conhecer seu espaço digital. Bom posts! A internet é um espaço precioso onde podemos falar de Jesus e discutir diferentes pontos de vista!

    Aproveitando, faço uma apresentação do meu blog:

    O “Evangelho da Graça para Todos” é um blog cristão onde posto mensagens em vídeos gravadas ao vivo em nossa Igreja (Igreja Metodista em Quatis/RJ).

    No “Evangelho da Graça para Todos”, tudo o que foi ênfase para Jesus o é para mim, e nada do que não foi ênfase para Ele também não o é para mim. Portanto, procuro enfatizar a Graça e o Amor.

    Aguardo sua visita. Vamos nos seguir!

    Abraços em Cristo e Paz!

    Pr. Ronald Lima

    http://www.pastorronaldlima.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir
  4. Pesquisem sobre os Apócrifos de Nag Hammadi especialmente sobre o evangelho dos 12 Santos e veram um Jesus ecológico!

    ResponderExcluir