segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A responsabilidade de viver segundo a graça de Deus




Por Kadu Santoro

“...pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus...” Rm.3.23,24

O título deste estudo parece contraditório, pois fomos acostumados pela tradição cristã, a entender que quando Jesus veio entre nós na plenitude dos tempos, o peso e o rigor da Lei foi substituído pelo fardo leve da graça salvífica, ou seja, a velha aliança deu lugar a nova (Hb.9.15).

Para começar a esclarecer esse ponto de vista, é necessário entender os dois lados da moeda. Segundo a tradição judaica, a torá é um código de regras escritas para o povo, nela contém normas, hábitos, costumes, rituais e legislações, para que o povo, após a saída do Egito, pudesse ter estatutos para se sentirem identificados entre si, como uma comunidade, ou seja, como um povo prestes a se tornar uma nação. Pois bem, por outro lado, havia a chamada tradição oral, essa era em sua maior parte restrita aos sacerdotes e escribas. O que acontecia de fato, era que a Lei, segundo a forma escrita (Torá), era um fardo pesado para o povo, eram obrigações e regras a serem cumpridas quase que diariamente, e tendo como seus ministrantes, responsáveis pela condução desses cumprimentos, os sacerdotes e os escribas.

Séculos foram se passando, e diante de tantas perseguições, opressões, apostasias e quedas, o povo hebreu parecia carregar pedras nas costas de tantas obrigações e observâncias a cerca da Lei. Porém, a Lei oferecia muitas vantagens, pois bastava apenas se reconciliar com Deus dos seus pecados através de sacrifícios, oferendas e uma boa conduta, de uma forma bem mecânica, e tudo estava resolvido. A Lei, por um lado era pesada devido a sua observância, mas por outro, era extremamente cômoda. Ela não promovia mudanças interiores profundas no coração do homem, que muitas vezes nem os profetas conseguiam isso do povo. Logo, posso chamar o caminho da Lei de caminho largo, pois através de sacrifícios e oferendas, tudo se resolvia e era possível a reconciliação com Deus, parecia que tudo era permitido a partir do momento que você ofertava e tributava à Deus. Não havia uma consciência profunda a respeito do mal, uma transformação de vida, era tudo superficial e aparente, era uma verdadeira negociação com Deus. Além disso os sacerdotes e escribas possuiam um certo status em relação ao serviço dessas negociações, sendo eles, os intermediários entre o povo e Deus, onde ainda levavam boas quantias para isso.

Para falar sobre a graça, também temos que voltar no tempo, lá na época do apóstolo Paulo. Foi Paulo que configurou e sistematizou os conceitos sobre a graça de Deus (Rm.3.24). Paulo foi Fariseu, observante da Lei e um dos maiorais da sinagoga, porém, após a sua experiência sobrenatural com Jesus no caminho de Damasco (At.9.1-9) onde caiu do cavalo e encontrou-se totalmente cego, percebeu que tinha sido alcançado por Jesus, e não havia volta. De perseguidor passou a perseguido, foi revelado a ele todos os propósitos de Jesus para a humanidade, não somente para os judeus. Essa boa nova que Paulo passou a viver e a divulgar, passou a chamar de graça, pois para ele, tudo que o homem não enxergava de ruim em sua vida, só poderia ser entendido através da revelação do Espírito Santo, que consequentemente é uma manifestação da graça de Deus.

Quando o Espírito Santo nos convence do erro e do pecado, na verdade está agraciando a pessoa na qual Deus tocou, logo, o esclarecimento vem, tudo fica nítido e entendido, o homem passa a ser uma nova criatura, só que agora possui uma consciência, uma nova vida, onde a responsabilidade se torna a cada dia maior perante Deus e a humanidade, não por obrigatoriedade, mas sim por amor e compaixão. A responsabilidade da graça na vida do cristão é enorme, pois agora ele possui uma nova mentalidade, não é mais dirigido pelo seu ego, e sim pelo Espírito que nele habita. Seu corpo não é mais um mero organismo vivo complexo, é a morada do Espírito Santo (1Co.6.19), lugar de reflexão, amor, partilha, solidariedade, longanimidade e todas as bem aventuranças. O caminho da graça é estreito dentro de nós, é a nossa vereda interior, pois na verdade somos livres no mundo, não estamos presos e nem condicionados a dogmas nem hábitos e costumes, muito menos a privações sacramentais, que nos impossibilitam de interagir com outras pessoas de pensamentos e personalidades diferentes da nossa, e muito menos por causa da religiosidade. A graça exige muito de nós, pois através dela temos que amar a todos conforme a regra de ouro (Mt.22.39), sermos justos, brandos, mansos, prudentes e acolhedores. É pela graça que temos a responsabilidade de cumprir o ide de Jesus (Mt.28.19), de proclamar as boas novas, mostrar o caminho a verdade e a vida (Jo.14,6), sermos a luz do mundo (Jo.8.12) e o sal da terra (Mt.5.13).

A mesma graça que nos exige, é a mesma que permite sermos libertos da escravidão do pecado, oferecendo uma vida digna, com mais qualidade e harmonia, longe da sedução neurótica da sociedade consumista e midiática, que só oferece o ‘ter” não o “ser”. O preço da graça, é o dom gratuito da vida, ou seja, o preço é apenas simbólico, pois através dela já somos justificados pela redenção de Jesus. O único sacrifício de viver segundo a graça, é viver de forma consciente, pois já temos o discernimento do que é certo e o que é errado, temos as Escrituras para os momentos que houver dúvidas, e principalmente o Espírito Santo nos auxiliando na nossa jornada.

Para concluir esse estudo, podemos perceber que a Lei teve o seu momento na história, aliás, ela ainda faz parte da sociedade até os dias de hoje, mas de certa forma ela permitia que o homem relaxasse e recaísse no erro várias vezes, pois a redenção era feita de forma mecânica, sem o arrependimento do coração, era como as indulgências vendidas pela igreja na idade média, onde era necessário apenas comprá-la e seus pecados eram limpos automaticamente. Mas a graça nos exige muito mais, pois através dela recebemos a consciência da vontade de Deus, passamos a enxergar segundo o Espírito, passamos a ser exemplo e testemunha, a brilhar onde houver escuridão, levar paz onde houver discórdia, mostrar o amor de Deus para o mundo inteiro e principalmente respeitar e cuidar de toda a Sua criação com zelo e consciência.



4 comentários:

  1. Saudaçöes, Kadu! Em primeiro lugar gostaria de te parabenizar pelo 'Despertar' e te agradecer por fazer parte do 'Projeto Luz Consciência'... Seja sempre muito bem vindo!

    Permita-me comentar a referência precisa que você faz a "Paulo de Tarso", quando de seu encontro com o nosso amado 'Mestre': Assim como Paulo, acredito que como seres racionais somos todos propensos a "mergulhar de cabeça" para defender posturas que, muitas vezes, apesar de parecerem representar a 'Verdade', näo passam de simples ilusöes ou produtos de nossos condicionados e traiçoeiros intelectos, assim como se deu conta em tempo o nosso maravilhoso Apóstolo Paulo.

    Acredito, amigo Kadu, que nossos intelectos bem que poderiam ser uma representaçäo fidedígna da "serpente" citada nas Sagradas Escrituras... Primeiro, porque nos afasta sobremaneira das instruçöes magníficas do 'Espírito Santo', 'Essência Divina' ou 'Voz Interior', assim como distintas correntes religiosas ou espiritualistas se referem à 'Presença de Deus' em nós! E em segundo plano, porque a racionalizaçäo excessiva é täo ruidosa, que näo A permite manifestar em nós a "doçura" do Amor Divino, que em Sua Humilíssima Sabedoria encontra-se sempre ao nosso dispor, somente aguardando que a vaidade intelectual e a arrogância sejam reconhecidas como nossos mais pesados fardos rumo à Eternidade!

    Em resumo, uma outra forma de considerar aquilo que você täo bem colocou: "Quando o Espírito Santo nos convence do erro e do pecado, na verdade está agraciando a pessoa na qual Deus tocou, logo, o esclarecimento vem, tudo fica nítido e entendido, o homem passa a ser uma nova criatura, só que agora possui uma consciência, uma nova vida, onde a responsabilidade se torna a cada dia maior perante Deus e a humanidade, não por obrigatoriedade, mas sim por amor e compaixão."

    Um fraterno abraço do teu irmäo de Ideais,

    Ricardo

    ResponderExcluir
  2. Quantas vezes estamos tristes, desmotivados, meio perdidos ou até estamos passando por algum período de muito sofrimento. Coisas assim acontecem com todos, mas tenho algo a dizer para você. Não desista.Peça ajuda a Deus para que lhe guie e de sabedoria, porque Ele pode te ajudar quando você estiver triste e desmotivado. Peça a Ele para te dar mais força para você agüentar esse período difícil e para que não desista. Vamos, sei que você consegue. Fale com Ele.Estou em mudança em busca de meus sonhos vou ficar um tempo afastada mas volto logo. Deus abençõe vc bj no coração!

    ResponderExcluir
  3. Estimado Sr. Kadu

    É um prazer para nós informar-lhe da existência de um importante livro titulado "Hercólubus ou Planeta Vermelho", obra que trata de diversos temas de rigorosa atualidade, desde os polêmicos ensaios atômicos no oceano e as suas nefastas repercussões futuras, até a tão simples discutida questão da existência de seres conscientes em outros planetas do Universo.

    Com uma linguagem reveladora, o livro informa da existência de um enorme astro seis vezes maior que Júpiter, que se aproxima ao nosso planeta Terra, e explica não só as consequências que a aproximação de tal astro terá para nós, senão também a verdadeira origem das mudanças climáticas e a grande atividade geológica que vem sucedendo no fundo dos mares.

    Baseando-se na sua experiência direta e consciente, seu autor, V.M. Rabolú, ensina-nos no seu livro os sistemas de eliminação dos defeitos psicológicos e as técnicas do desdobramento astral como únicas fórmulas existentes para afrontar os tempos difíceis que vêm.

    "Hercólubus ou Planeta Vermelho" é o resultado das pesquisas do seu autor nas dimensões superiores da natureza, pelo que se trata de um livro escrito com consciência. Qualquer pessoa poderá vivenciar por si mesma que as afirmações contidas nesta obra irão se cumprindo progressivamente através do tempo.

    Devido à grande importância desta mensagem universal, desde a Espanha a Associação ALCIONE envia gratuitamente exemplares de "Hercólubus ou Planeta Vermelho" a qualquer pessoa interessada no mundo. Para solicitá-lo pode visitar www.hercolubus.tv.

    Agradecemos-lhes a atenção prestada.

    Associação Alcione

    ResponderExcluir
  4. Obrigada por visitar e seguir meu blog! Estou seguindo o teu também!
    Beijo!

    ResponderExcluir