segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Movimento Pentecostal S.A.


Hoje em dia, muitos se dizem pentecostais, porém, poucos são pentecostais bíblicos. Defino assim o panorama atual do movimento pentecostal. O movimento pentecostal atual, deve passar por grandes reformas, começando pelo seu escopo de dogmas e doutrinas, totalmente primitivos e farisaicos. Fala-se muito em testemunhos, dons e milagres, porém, isso tudo acabou virando uma grande indústria da “fé”, pautada na marqueteira “Teologia da Prosperidade”, já não se busca a conversão, o arrependimento e a salvação. Não vemos mais o compromisso com a Palavra de Deus, o hábito de leitura e oração nas igrejas, o preparo digno para enviar missionários, a comunhão sem partidarismo nas igrejas. Isso tudo é lamentável, as igrejas pentecostais, se tornaram grandes redutos de misticismo, línguas confusas, ataques de histeria, pessoas se jogando no chão, profetadas para todos lados, um verdadeiro show de emotividade movido pelo inconsciente coletivo e charlatanismo.

Porém, eu creio que ainda existam cristãos dignos e compromissados com a Palavra de Deus, esses, devem pautar suas vidas, em santidade, honestidade, ética e principalmente “amor”, isso é o que está faltando muito nos dias de hoje, como Jesus nos fala: Amar à Deus sobre todas as coisas e ao teu próximo como a ti mesmo. Devemos parar de ficar julgando, pois não vimos para sermos juízes, deixar de ficar tomando conta da vida dos outros, se ele faz isso ou faz aquilo, deixar de perseguir, pois afinal de contas, Deus é onisciente, Ele sabe todas as coisas, não precisa ficar um cristão fazendo o papel de fariseu, usando o púlpito para jogar setas contra o seu próximo, entregando maldições ao invés de palavras de bençãos.

Uma igreja, em primeiro lugar, precisa ser unida, coesa, pronta para acolher e enviar, deve-se buscar em primeiro lugar, crescimento na graça e no conhecimento (II Pe. 3.18), conhecer em primeiro lugar, qual é a vontade de Deus para nossa vida e da igreja através da Palavra, buscar os dons espirituais de forma honesta e reverente, pois como Ignácio de Antioquia dizia: não importa quem é que leva a mensagem, e sim a mensagem que ele leva.


De que adianta ver milagres, sinais e maravilhas, se todos irão passar pela morte um dia? Porém, se buscares o arrependimento, a conversão, logo estará a um passo da salvação em Cristo Jesus, isso sim, que é o verdadeiro mistério, que todos nós aguardamos, a ressurreição com Ele. De que adianta falar várias “línguas estranhas” e não falar palavras de vida, como os discípulos disseram certa vez: Para onde iremos, se somente tu tens palavras de vida. As igrejas pentecostais, devem agir com mais reverência tanto com a Palavra quanto com a forma de se pregar, pois afinal de contas, Deus não é “surdo”, não precisa de gritarias nem performances no púlpito, isso mexe apenas com a emoção das pessoas, nada mais.

Para encerrar, creio que o melhor remédio para as igrejas pentecostais dos dias de hoje, seja uma boa reflexão quanto as suas doutrinas e dogmas, evitando que se produza cada vez mais crentes esquizofrênicos, traumatizados e cheios de culpas, e anunciem apenas o verdadeiro sentido da Graça e o dom gratuito da vida proposto por Jesus Cristo, que cura, liberta e salva.

Kadu Santoro

Nenhum comentário:

Postar um comentário