quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Diálogo entre Eliphas Levi e um sacerdote


OITAVO-DIÁLOGO

UM SACERDOTE e ELIPHAS LEVI


O SACERDOTE — Venho a ti como um ex frade desviado e conjuro-te em nome de tua saúde eterna a recolher-te em ti mesmo e a pensares nas promessas que fizeste à Igreja.
ELIPHAS LEVI — Essas promessas eram mútuas, padre; e, não fui eu quem retirou-se da Igreja; ela é que retirou-se de mim sem ter outra coisa à reprovar-me do que meu grande amor pela verdade e pela justiça.
O SACERDOTE — A verdade é o que a Igreja ensina. A justiça é a obediência a seus mandamentos.
ELIPHAS LEVI — A Igreja não pode ensinar outra doutrina que a do Evangelho; não pode ordenar nada que seja contrário à moral: estou, pois, de acordo com ela. Abandonado por aqueles que deviam proteger-me e conduzir-me, voltei a vida laica sofrendo todas suas conseqüências; porém, de espírito e de coração fico ligado à Igreja.
O SACERDOTE — Podes dizer semelhante coisa quando todo o mundo sabe que és professor de Cabala e de Magia, coisas que horrorizam a Igreja? Quando ousas explicar filosoficamente os nossos santos mistérios e fazer do mesmo salvador do mundo uma espécie de personagem fictício e mitológico semelhante a Osíris e a Khrishna!
ELIPHAS LEVI — Permites a leitura de meus livros à teus penitentes, padre?
O SACERDOTE — Não, por certo que não.
ELIPHAS LEVI — Não oferecem então, perigo para eles; porém, podem desarmar os inimigos do Cristianismo mostrando-lhes a razão velada onde acreditavam ver a loucura. Amo a Igreja como se quer a uma velha mãe decrépita e caída no infantilismo; vejo-a debilitada pela idade e não temo que morra porque creio na transfiguração próxima. Ela acumulou ao seu redor toda a lenha seca dos antigos prejuízos e sobre esta fogueira vai consumindo-se como Hércules ou como a fênix da fábula para renascer imortal; o próximo concílio será uma palingenesia, uma oração fúnebre e uma apoteose, o fim da Igreja Romana é o começo da catolicidade universal.
O SACERDOTE — A Igreja será o que é ou não será mais; porém, Deus prometeu-lhe a Eternidade.
ELIPHAS LEVI — Só Deus é eterno; a letra mata e morre, e o espírito vivifica. A sinagoga não afirmava-se também imortal? O Templo de Jerusalém não deveria durar tanto como o Sol? A lei de Moisés não era perfeita e imutável? Ah, padre, quando os cegos se tornam condutores dos cegos, caem com eles no precipício! Isto diz alguém mais sábio do que eu.
O SACERDOTE — Vês bem que, como os materialistas e os ateus, crês na destruição próxima e necessária da Igreja.
ELIPHAS LEVI — Não padre; creio em seu nascimento próximo, porque, até agora, ela perdeu a
envoltura das instituições e dos prejuízos do velho mundo; sua concepção é imaculada, mas os trabalhos de iluminação serão longos e penosos; há necessidade de luz, de razão, da ciência da natureza que e a mesma lei de Deus e para que tenha tudo isto deve desprender-se das tradições do farisaísmo moderno e das trevas da falsa teologia; deve ser visitada pelo espírito da inteligência, pelo espírito da ciência, pelo espírito do bom conselho que invocas em vossa liturgia; "veni creator spiritus"!
O SACERDOTE — Este espírito não é o dos praticantes da magia.
ELIPHAS LEVI — É dos magos que vieram do Oriente, guiados por uma estrela. Não julgues, padre, o que não conheces e se queres criticar-me razoavelmente, lê; primeiro os meus livros.
O SACERDOTE — Não criticam-se autores como tu; queimam-se!
ELIPHAS LEVI — Heis aí o teu último argumento; o dos inquisidores.
O SACERDOTE — Falo só dos teus livros; quanto a ti, é o inferno que te queimará.
ELIPHAS LEVI — Não notas que falando assim me maldizes? Pois bem, eu te bendigo, e, vendo-te atiçar-me, por vossa cruel esperança, o fogo do inferno, penso em João Huss que, vendo uma pobre velha trazer lenha para sua fogueira, exclamou: "Sancta Simplicitas"! Qual de vocês é mais cristão?
O SACERDOTE — Dado que tomas o bem pelo mal e o mal pelo bem, deixo-te com vosso empacamento.
ELIPHAS LEVI — E eu, como não pude iluminar-te, me vejo obrigado a deixar-te com tua cegueira.


Fonte: http://mucheroni.hpg.com.br/religiao/96/outros/sabio.htm


Kadu Santoro

Um comentário:

  1. NESSA ESGRIMA, DO TAL :" O TEMPO DIRÁ QUE ESTÁ CERTO!" ATÉ AGORA, SÉC. XXI OLHANDO OS DESATINOS DA IGREJA ROMANA, E.LEVI TEM SE CONFIRMADO.

    ResponderExcluir