segunda-feira, 21 de junho de 2010

Os encontros da vida


Se pararmos para pensar, e fizermos uma reflexão de tudo o que nos acontece na vida, vamos perceber que tudo o que acontece, aconteceu ou vai acontecer, está diretamente relacionado aos encontros, a vida é conduzida por sucessivos encontros. Porém, o que seria esses encontros? O homem, por natureza, é um ser coletivo, não foi feito para viver só e isolado, pois se isso acontecesse, traria certo desequilíbrio e problemas para esse ser e a humanidade. Geralmente é mais fácil perceber tais encontros, quando lembramos de momentos marcantes em nossas vidas, como uma porta aberta de emprego, uma cura, um livramento de um assalto ou acidente, o nascimento de um filho, etc. Porém, se pararmos e pensarmos sobre quantos encontros tivemos em um dia apenas, vamos ficar impressionados. Existe realmente uma ordem superior para esses eventos, mas foge totalmente à nossa possibilidade de entendimento e compreensão.

Muitos chamam esses encontros de coincidência, outros de destino, e até de sincronicidade, porém, todos esses conceitos, são puramente especulações sistemáticas elaboradas a partir da razão e intelecto humanos. Prefiro ficar com a opção do mistério e propósito divino, totalmente transcendente, pois o que devemos entender na verdade, não é o encontro em si mesmo, e sim, o que esse encontro nos proporcionou, o que podemos tirar de aprendizado e conteúdo dele, qual foi o efeito dele em nossa vida e na do nosso próximo, qual foi o propósito, isso com certeza, podemos recorrer a nossa consciência, que vamos achar algumas respostas.

É interessante perceber, que os encontros, acontecem ao longo da nossa caminhada na vida, pois é no caminho, que construímos a verdade, quando chegamos no final do caminho, já não haverá encontros, pois o tudo se encontrará no todo, estaremos unidos à grande consciência, una e absoluta de Deus, como diz o nobre axioma hermético: “Enquanto Tudo está n’O TODO, é também verdade que O TODO está em Tudo. Aquele que compreende realmente está verdade, alcançou o grande conhecimento.” (O Caibalion).

O homem vem a muito tempo, tentando desvendar os mistérios na mente humana, porém, tudo que se descobriu, ainda é muito pouco, em torno de 10% apenas, da capacidade desta. Conceitos como do Inconsciente Coletivo (elaborado por C. G. Jung), e do Zeitgeist (espírito de época, espírito do tempo ou sinal dos tempos), são modernos, e tentam explicar a mecânica dos acontecimentos e encontros ao longo da história, e suas relações, através de processos mentais coletivos, mas mesmo assim, ainda é muito insuficiente. Buda também tentou sistematizar essa ação mental no mundo, na seguinte frase: “Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo.”, mas também foi insuficiente para abraçar e explicar esse mistério.

A melhor solução para lhe dar com os encontros em nossas vidas, é apenas contemplar e agradecer ao Criador, por eles terem acontecido, tendo a plena consciência, de que eles são importantes para nós, independente das consequências, sem querer teorizar muito, e simplesmente observar seus efeitos para as nossas vidas, tirando assim, lições preciosas.



Kadu Santoro

Nenhum comentário:

Postar um comentário