terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Por que dizemos: Se Deus Quiser?


Entenda que sua vontade é o que realmente lhe dá forças para vencer os desafios da vida.

Chega a ser interessante como sempre repetimos a frase: “Se Deus quiser, irei conseguir esta promoção” ou “Se Deus quiser, minha mãe vai se cuidar” ou ainda “Se Deus quiser, eu vou superar esta dificuldade”.


Não que exista algum problema em se ter fé em Deus, principalmente para aqueles que nEle acreditam. O que acontece, muitas vezes sem percebermos, é que acabamos jogando constantemente a responsabilidade sobre nossos atos sobre a entidade divina, como se nosso livre-arbítrio fosse nulo.


Sim, parece estranho pensarmos nisso, mas se você conseguir a promoção apenas se Deus quiser, então, tanto faz você ser um bom profissional ou não. O que fará de você bem ou mal sucedido é a escolha de Deus, que muitas vezes nos parece ilógica ou injusta. Principalmente quando você vê outra pessoa, que você considera inferior, galgar lugares mais altos e mais rapidamente que você.


Aí, você ficará frustado e magoado com Deus. “Oras, se eu deixei à Ele o poder de me dar ou não esta promoção, porque ela não aconteceu?”. Nestes momentos, muitos se deparam com o poder da fé em diversas formas. O problema é que, às vezes, aquilo que poderia ser um momento de iluminação espiritual se torna apenas passividade. “Se Deus não quer, então eu paro de lutar”, dizem muitos, pensando que não devem se esforçar mais, que o fracasso é inevitável, como se não tivessem poder nenhum na vida, como se não tivessem merecimento.


Então, por mais que digam que “se assim Deus quis, foi para o melhor”, intimamente estão se rebelando, já que seu desejo não foi satisfeito.


Entretanto, se Deus existe e se deseja algo, é apenas a felicidade geral, a harmonia e comunhão de todos os seres. Portanto, como pode Ele desejar que você seja infeliz?


Talvez a resposta certa seja que quem está desejando a infelicidade é você mesmo, fazendo de Deus apenas uma muleta.


Por isso, quando desejar algo: se aprimorar, ter mais paz, ter mais saúde, se desenvolver fisicamente, melhorar seus relacionamentos, ter uma vida plena, realizar um bom trabalho, não jogue nas mãos de Deus. Acredite que você e Ele desejam o mesmo, ou seja, não há porque pedir permissão quando nosso desejo fará bem para nós e para outros.


Se as coisas não derem certo: não desista. Tente entender o processo, os motivos que o estão fazendo errar. Pode ser que aquilo que você pensa que é melhor, não o é. Então, esteja sempre aberto a novas possibilidades.


E por fim, viva assim:


sem cobranças, sem expectativas, sem preocupações ou ressentimentos;
apenas um dia de cada vez;
um aprendizado a cada dia;
perdoe-se quando errar e quando o outro errar;
alegre-se e curta a tristeza quando surgirem, pois tanto uma quanto a outra passam;
entenda que nada é permanente, não sofrendo com apegos.

E da próxima vez, não diga “Se Deus quiser”, diga “Se isso for o melhor para todos, que assim seja!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário