terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

A Metafísica de Aristóteles


O conceito de metafísica na visão de Aristóteles é muito complexo, pressupõe uma ciência que se ocupa com realidades que estão além das realidades físicas e que possuem fácil e imediata apreensão sensorial sobre a natureza, deveres e propriedades no âmbito filosófico.

Num primeiro momento, Aristóteles distingue vários níveis de conhecimento como: sensações isoladas, experiência e ciência, sendo essa última fruto da segunda, onde através das observações empíricas (experiência), é formada uma noção universal a respeito de coisas semelhantes. Para Aristóteles, a ciência é superior à experiência, como ele afirma: “Nós julgamos que há mais saber e conhecimento na arte (ciência) do que na experiência. Isto porque uns conhecem a causa e outros não. Com efeito, os empíricos sabem o quê, mas não o porquê; ao passo que os outros sabem o quê e a causa”. Para Aristóteles, a metafísica é considerada como verdadeira ciência, porque ela é o conhecimento das causas, no que diz respeito às causas primeiras e aos princípios de todas as coisas. Aristóteles pontua quatro definições fundamentais para a ciência:

1ª. A ciência que indaga causas e princípios;
2ª. A ciência que indaga o ser enquanto ser;
3ª. A ciência que investiga a substância;
4ª. A ciência que investiga a substância supra-sensível;

Para Aristóteles, as causas fundamentais em relação a existência de algo, das quais se ocupa a metafísica, são quatro:

1ª. Causa material (como substância e essência);
2ª. Causa formal (a matéria ou substrato, a coisa em si);
3ª. Causa eficiente (aquela que dá origem ao processo e movimento);
4ª. Causa final (aquilo para o qual a coisa é feita);

Em função de Aristóteles considerar a metafísica como uma ciência teórica e não prática, ele acaba considerando como uma ciência divina por dois motivos: o primeiro porque a ciência é de plena posse de Deus e a segunda porque diz respeito as coisas divinas. Para ele, Deus é a causa e princípio de todas as coisas, ele conclui dizendo: “As outras ciências podem ser mais necessárias do que esta, mas nenhuma é mais excelente”.

Agora, num segundo momento, Aristóteles apresenta uma definição mais adequada da metafísica afirmando que: “há uma ciência que estuda o ser e as propriedades do ser enquanto tal. Não se identifica com nenhuma das ciências particulares, porque nenhuma delas se ocupa do ser enquanto tal, mas de alguma parte determinada do ser, da qual estuda aspectos particulares como fazem as matemáticas”. Ele procura mostrar que a metafísica se distingue da física e da matemática. O ponto de partida agora, é a divisão do ser em móvel e imóvel (sujeito ou não sujeito à mudança ou corrupção), o ser imóvel divide-se em material ou imaterial, apartir deste conceito, pode-se estabelecer que a física estuda apenas o ser móvel (aquele sujeito a mudanças), já a matemática, estuda o ser imóvel de ordem imaterial, e por fim, a metafísica estuda o ser imóvel de ordem imaterial, considerado por Aristóteles como o ser divino, o ponto de partida de todas as coisas.

O próximo tópico estudado por Aristóteles, é o princípio de não-contradição, para ele, é impossível que a mesma propriedade, sendo considerada do mesmo ponto de vista, possa pertencer e não pertencer à mesma coisa, o erro ou a contradição só tem lugar em relação ao que não se conhece, logo este princípio é indemonstrável. Por outro lado, a negação do princípio de não-contradição pode tornar impossível a vida do pensamento e a vida prática. Podemos concluir que, não se pode sustentar que todas as afirmações sejam verdadeiras, nem que todas sejam falsas, pois se todas as afirmações fossem falsas, estaria em erro também aquele que assim afirma, e se todas as afirmações são verdadeiras, estará na verdade também aquele que diz que todas são falsas.

Em relação a crítica da doutrina Platônica das idéias, Aristóteles passa a considerar a essência de todas as coisas, sendo ela constituída por algo transcendente, como pensava Platão, ao propor a teoria da idéias. Para Aristóteles, a teoria das idéias não explica o ser e o vir-a-ser das coisas. Para que seja possível explicar sobre o ser das coisas, as idéias devem existir antes de tudo nas próprias coisas e não fora delas, e quanto ao vir-a-ser, as idéias não podem explicar o devir. Para Aristóteles, as idéias são uma réplica inútil.

Quanto ao estudo da substância material e os seus princípios constitutivos, Aristóteles diz que a explicação da realidade não pode ser procurada fora da realidade, para ele, a realidade é constituída de substância e acidentes, quanto a natureza da substância em relação ao acidente precede quatro modos: lógico, epistemológico, histórico e ontológico. Entre todos os seres, a substância é “primeira”, tanto no que se refere ao conceito como no que se refere ao conhecimento e ao tempo.

1º. Quanto ao conceito: ela é anterior, porque o conceito de substância está implicado no conceito das outras categorias (todas acidentais);
2º. Quanto ao conhecimento: tendo o conhecimento de uma coisa, o que ela é, conhecemo-la melhor do que se conhecêssemos dela somente a sua qualidade, quantidade ou posicionamento. Até a partir dessas determinações, nós chegamos a conhecê-las somente quando afirmamos o sujeito (substância) que as possui;
3º. Quanto ao tempo: Tanto no passado quanto no presente o problema em torno do qual se pesquisa, a saber, que coisa é o ser?, não significa, por acaso, que coisa é a substância?
4º. Quanto ao ser: O ser dos acidentes depende do ser da substância;

A partir do estudo meticuloso sobre a substância, Aristóteles enumera seus tipos mais importantes que são: substâncias materiais corruptíveis (matéria e forma), incorruptíveis e imateriais. Para ele, toda substância material é corruptível, a matéria e a forma não existem, nem podem existir, separadas uma da outra, mas somente juntas, a este conceito, Aristóteles chama de “Sínolo”.

Na metafísica Aristotélica, podemos conceituar o princípio de Ato e Potência da seguinte forma: Ato é toda realidade que, como a forma, tem como características ser determinado, finito, perfeito e completo, Potência, é qualquer realidade que, como a matéria, tem como propriedades ser indeterminada, ser passiva e capaz de assumir várias determinações. As noções destes dois conceitos, constituiram uma das maiores descobertas de Aristóteles no campo da metafísica. O vir-a-ser é potência atuante, o ato de um ser em potência enquanto tal, isto é, enquanto ainda está em potência.

O tratado sobre a metafísica de Aristóteles encerra-se com um tratado sobre Deus, chamado de Existência e Natureza de Deus. Para ele, é Deus quem sustenta toda a criação, chama-o de Motor imóvel, sendo imóvel, Deus é ato puro, único, ilimitado, eterno, inteligente etc. Deus move o mundo somente como objeto conhecido e desejado, não como causa agente, ele move o mundo sem ser movido, somente o inteligível move sem ser implicado ao movimento, ele move o mundo como causa final e não como causa eficiente. Para Aristóteles, a operação de Deus é o pensamento sempre em ato, que tem por objeto a si mesmo. Esse sistema tem muito haver com o axioma hermético “O TODO é MENTE; O Universo é Mental”. O Caibalion.

Para concluir, Aristóteles tem uma concepção extremamente profunda de Deus, mas julga necessário, para salvar a sua transcendência, privá-lo de três operações importantíssimas: Criação, providência e conhecimento do mundo. A concepção Aristotélica de Deus representa uma grande conquista do pensamento religioso grego, onde ele supera os devaneios mitológicos e da religião pública, que tinham humanizado os deuses ao ponto de os reduzirem a simples homens, Aristóteles liberta a imagem de Deus de todo antropomorfismo e coloca-o em posição soberana.




Bibliografia:
MONDIN, Batista – Curso de Filosofia – Volume 1 – Coleção Filosofia – Paulus – SP – 1981
VERGEZ, André – História dos Filósofos Ilustrada pelos Textos – Freitas Bastos – RJ - 1988


Kadu Santoro

Um comentário:

  1. Olá Kadu Santoro,
    Obrigado por sua visita em meu blog.
    Gostei muito do seu Blog e especialmente esse post.
    Forte abraço!
    Cida Medeiros

    ResponderExcluir